Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ver as coisas como elas são

Pedro Kupfer, em seu artigo “Introdução ao estudo da Bhagavad Gita” fala que:
“Uma das mais belas coisas dos humanos é a liberdade, a consciência. Mas, ao mesmo tempo em que desfrutamos da glória de sermos auto-conscientes, essa glória não dura muito tempo, pois o espelho nos devolve a imagem de alguém que está tentando constantemente se completar satisfazendo desejos ou projetando expectativas nas pessoas e no mundo à sua volta. Em suma, achamos que seremos felizes somente quando formos diferentes do que somos neste momento”.

Goura Nataraj Das diz em seu artigo “Sadhana e Liberdade”:
“Para Epictetus, importante filósofo estóico do período romano, a verdadeira liberdade consiste em considerar as coisas como realmente são, não como somos acostumados a senti-las, sempre sobre a influência de condicionamentos que, nem sempre, o que vale dizer, quase nunca, nos representam o quadro fidedigno do mundo em que vivemos.”

Um comentário:

  1. Era tudo o que eu precisava ler agora!!!
    Eu chamo esses condicionamento de caixinhas, nos entramos dentro delas e ficamos enformados, padronizados, na verdade acho que é isso que nos faz perder a consciência.
    Bjs, e adoro seus posts

    ResponderExcluir