Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prya = Liberdade = Ser feliz!

Prya = Liberdade = Ser feliz!

Nesse sentido, Deleuze se aproxima muito do próprio significado original do termo liberdade. A palavra prya, em sânscrito, que significa aquilo que se ama e que dá prazer e alegria, deu origem à palavra free (livre), em inglês.
Prya é muito mais do que se libertar de alguma coisa, como quer o termo latino. Prya é simplesmente, ser feliz!

O polêmico Bagwan Rajneesh diz que a liberdade tem dois aspectos: a liberdade de e a liberdade para. Ser livre dos pais, da igreja, da empresa, de prisões consentidas não significa muita coisa. É uma liberdade negativa.

Não é ser ‘livre de’ e sim ‘livre para’. Ser livre para quê?
“Ser livre para ser, para criar, para se expressar, isso é o que importa. As pessoas criativas são belas, felizes, plenas, vivenciam a vida ao máximo”, diz ele.
Liberdade é única e exclusivamente ser do jeito que você é, deixar seu ser verdadeiro transbordar dentro de si e permitir que ele dirija suas ações. E não se há de ter medo de uma liberdade assim. Um ser livre está conectado a tudo e a todos. É o que dizem pensadores como Fritjof Capra, autor de livros como Teia da Vida e Conexões Ocultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário