Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gratidão

"Se não há mesmo nada a fazer e não se pode mudar a situação, então é preciso aceitar o aqui e agora totalmente, abandonando toda a resistência interior. O falso e infeliz eu interior, que adora sentir-se miserável, ressentido ou com pena de si mesmo, não consegue mais sobreviver. Isso se chama rendição, e somente alguém que se rendeu tem poder espiritual. Através da rendição, nos livraremos da situação internamente. É possível que se perceba uma mudança na situação sem que tenham sido necessários maiores esforços. De qualquer forma, estaremos livres.

Devemos morrer para o passado a cada instante. Não precisamos dele. Devemos referir-se a ele apenas quando totalmente relevante para o presente. Precisamos sentir o poder do momento presente e a plenitude do Ser. Sentir a presença do Ser.

O que é essencial é a nossa presença consciente. Ela dissolve o passado. Ela é o agente transformador. Portanto, não é preciso procurar entender o passado, mas estar presente tanto quanto conseguir. O passado não consegue sobreviver diante da presença, só na sua ausência.

A consciência no corpo e na respiração é uma ótima técnica para nos manter presentes.

Quando respeitamos, admitimos e aceitamos completamente a realidade do presente – onde estamos, quem somos, o que estamos fazendo agora - , quando aceitamos o que temos, significa que estamos agradecidos pelo que conseguimos, pelo que é, pelo Ser. A gratidão pelo momento presente e pela plenitude da vida atual é a verdadeira prosperidade."
(Do livro de Eckhart Tolle, “O Poder do Agora”)

Assim , sugere os Yoga-Sutras: “Quando a mente é perturbada por pensamentos impróprios, a constante ponderação sobre os opostos é o melhor remédio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário