Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

“A Liberdade é um estado mental.” (J. Krishnamurti)

"A liberdade é um estado mental; não é estar livre de alguma coisa, porém um estado de liberdade – liberdade para duvidar e questionar todas as coisas e, portanto, uma liberdade tão intensa, ativa e vigorosa, que expulsa toda espécie de dependência, de escravidão, de ajustamento e aceitação." (Krishnamurti, do livro Liberte-se do Passado)

Acredito que a única coisa que pode nos dar paz, mas paz verdadeira é sermos capazes de saber quem somos e o que estamos fazendo aqui.

“Não existe dor maior do que não saber quem somos.”

Afinal, se não conhecemos a nós mesmos, se não sabemos quem somos, como podemos ganhar paz, felicidade ou qualquer outra coisa que realmente importa em nossas vidas?

Ter liberdade para mudar de idéia a hora que quiser.

De fato, a liberdade de escolher a vida que se quer viver é o mais alto nível de paz, alegria e criatividade.

2 comentários: