Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entrega

Trechos do livro “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle:

“A entrega é a sabedoria simples mas profunda de nos submetermos e não de nos opormos ao fluxo da vida. Isso significa que se entregar é aceitar o momento presente sem restrições e sem nenhuma reserva. É abandonar a resistência interior àquilo que é. E a aceitação daquilo que é nos liberta – nos liberta imediatamente da identificação com a mente e nos religa com o Ser. A resistência é a mente. A resistência faz com que tanto a mente quanto o corpo fiquem mais “pesados”. A tensão se manifesta em diferentes partes do corpo, que se contrai para se defender. O fluxo da energia vital, essencial para o funcionamento saudável do corpo, fica prejudicado.
A entrega é perfeitamente compatível com tomar uma atitude, iniciar uma mudança ou atingir objetivos. No estado de entrega, uma energia totalmente diferente flui naquilo que fazemos.
Porém o ego é esperto, portanto é preciso estar alerta, presente e 100% honesto consigo mesmo para verificar se abandonamos realmente a identificação com uma posição mental e se libertou, assim, da mente.”

“A liberdade existe toda vez que há essa ausência de apego ao eu ou à auto-imagem que criamos, aos nossos gostos e desgostos.”


“Se a pessoa se sentir leve, livre e profundamente em paz, é sinal de que se entregou completamente. Na entrega, não mais precisamos das defesas do ego e das falsas máscaras. Passamos a ser muito simples, muito reais.
A entrega não transforma aquilo que é e sim transforma a pessoa.
É a presença silenciosa, mas intensa, que dissolve os padrões inconscientes da mente. Eles podem até permanecer ativos por um tempo, mas não vão mais governar a nossa vida. As condições externas, que apresentavam uma resistência, também tendem a mudar ou dissolver através da entrega.
Essa energia é um poderoso agente transformador de situações e pessoas. Caso as condições não mudem imediatamente, a aceitação do Agora permite que nos coloquemos acima delas. De qualquer forma, estaremos livres.”


“Se um problema não tem solução, para que se preocupar?
Se um problema tem solução, então para que se preocupar?”
(Provérbio Tibetano)

Who cares?

Nenhum comentário:

Postar um comentário