Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Escravidão está na mente (e a Libertação também!)

Libertando-se da Mente
(Trechos do livro “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle)

“Estamos tão identificados com a mente que nem percebemos que somos seus escravos. É quase como se algo nos dominasse sem termos consciência disso e passássemos a viver como se fôssemos a entidade dominadora. A liberdade começa quando percebemos que não somos a entidade dominadora, o pensador. Saber disso nos permite observar a entidade.
No momento em que começamos a observar o pensador, ativamos um nível mais alto de consciência. Começamos a perceber, então, que existe uma vasta área de inteligência além do pensamento, e que este é apenas um aspecto diminuto da inteligência. Percebemos também que todas as coisas realmente importantes como a beleza, o amor, a criatividade, a alegria e a paz interior surgem de um ponto além da mente. É quando começamos a acordar.
Mas podemos nos libertar de nossas mentes. Essa é a única libertação verdadeira. É só dar primeiro passo nesse exato momento: prestar atenção ao que a voz diz, aquelas velhas trilhas sonoras que escutamos dentro da nossa cabeça há anos. É isso o que quer dizer “observar o pensador”. É um outro modo de dizer o seguinte: ouça a voz dentro da sua cabeça, esteja lá presente, como uma testemunha.
Ser livre é sermos imparciais ao ouvir a voz, não julgando nada. Não julgar ou condenar o que ouvimos, porque fazer isso significaria que a voz acabou de voltar pela porta dos fundos. Logo percebemos: lá está a voz e aqui estou eu, ouvindo-a e observando-a. Sentir a própria presença não é um pensamento, é algo que surge de um ponto além da mente.
O momento presente é a chave para a libertação. Ninguém conseguirá percebê-lo enquanto for a sua mente.”

Libertar-se dos julgamentos, dos medos, dos condicionamentos, dos apegos, das aversões, da dor, da ignorância.
Libertar-se da negatividade.
Libertar-se do passado e do futuro.

“Se somos nossas mentes, somos aqueles anseios, aquelas necessidades, desejos, apegos e aversões. Fora deles não existe o eu, exceto como uma mera possibilidade, um potencial não preenchido, uma semente que ainda não germinou. Nessa condição, até mesmo o desejo de nos tornarmos livres ou iluminados não passa de mais um desejo a ser realizado ou concluído no futuro. Portanto, devemos buscar se libertar do desejo ou “adquirir” a iluminação. Tornar-se presente. Estar lá, como um observador da mente. Sempre que formos capazes de observar nossas mentes, deixamos de estar aprisionados. Prestar atenção ao pensamento, sentir a emoção, observar a reação.”
Dentro do processo de transformação, a emoção é a que mais demora a se modificar. É o sentir. Olhar para mim. Me educar.
“O Agora deve ser o foco principal da nossa vida. Devemos dizer “sim” para a vida e ver como, de repente, a vida começa a trabalhar mais a nosso favor em vez de contra nós.

Quando a consciência se liberta da sua identificação com as formas física e mental, torna-se o que podemos chamar de presença. O silêncio é um condutor até mais potente de presença.

As coisas são como são. A mente julga continuamente o comportamento, atribuindo nomes às coisas. Esse processo cria sofrimento e infelicidade. Ao observarmos o mecanismo da mente, escapamos dos padrões de resistência e podemos então permitir que o momento atual exista. Isso dará uma prova de liberdade interior, o estado de verdadeira paz interior.
A presença é a chave para a liberdade. Portanto, só podemos ser livres agora.
Devemos deixar para trás o agonizante mundo da abstração mental e do tempo. Libertar-se da mente doentia que suga toda a energia vital e polui o mundo.”

Um comentário: