Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Você já se sentiu apaixonado? Então este texto é para você!


Há muito o que dizer sobre apaixonar-se. A maioria de nós provavelmente pode lembrar-se da primeira vez em que se apaixonou, e de quantas emoções inesperadas e fortes então ocorreram e encontraram vazão. Ter a experiência de apaixonar-se equivale a estar aberto aos assuntos do coração de maneira maravilhosa. Pode ser o prelúdio de uma expansão valiosa de personalidade e da vida emocional. É também uma experiência importante porque aproxima os sexos e inicia um relacionamento. Quanto ao saber se isto leva a conseqüências felizes ou infelizes, a vida se mantém em movimento deste modo. Talvez, principalmente com pessoas jovens, apaixonar-se é uma experiência natural e bela, e uma vida que jamais conheceu tal experiência sem dúvida alguma fica empobrecida.
O fato, entretanto é que relacionamentos exclusivamente baseados no estado de paixão nunca duram. Apaixonar-se é próprio dos deuses, não para os seres humanos, e quando seres humanos tentam reclamar para si a prerrogativa dos deuses e viver num estado de "paixão" (que é diferente do amor recíproco) surge um movimento do inconsciente para interrompê-lo. O relacionamento entre pessoas apaixonadas simplesmente não resiste, quando submetido à prova ou teste da realidade de um relaciomento humano verdadeiro; ele só consegue sobreviver num mundo de fantasia, em que o relacionamento não é testado no desgaste cotidiano da vida real. Quando vivem juntos nas condições humanas do dia-a-dia, "João e Maria" logo se tornam reais um para o outro como seres humanos imperfeitos e atuais. Quanto mais reais se vão tornando um para o outro como pessoas, menos possibilidade há de as imagens mágicas e fascinantes provenientes do inconsciente permanecerem projetadas sobre eles. Bem depressa o estado de apaixonados se esvai, e, pior ainda, a mesma mulher e o mesmo homem, que certa vez se apaixonaram um pelo outro, podem agora começar a brigar.
A incapacidade do estado de apaixonados suportar o desgaste da vida humana diária é reconhecido por todos os grandes poetas. Foi por isso que o relacionamento de Romeu e Julieta teve de terminar com a morte. Seria inadmissível para Shakespeare ter de concluir a sua grande história de amor mandando seu casal de amantes até uma loja de departamento para comprar panelas para a cozinha deles. Num instante eles teriam brigado por causa da frigideira que iriam escolher, do preço que iria custar, e toda a bela história de amor de repente estaria evaporada.
Grandes poetas deixam tais histórias de amor entregues a quem elas pertecem: nas mãos dos deuses. Ora, se um casal humano insiste em viver da fantasia de amor, eles podem fazer despencar tudo em cima de suas cabeças, arruinando-as. É o que Lancelot e Guinevere fizeram em Camelot. Depois de se haverem apaixonado, insistiram em tentar transformar seu relacionamento de amor num problema pessoal, procurando encontrar suas vidas neste plano, acontecesse o que acontecesse. Na medida em que eles tentavam identificar-se um com o outro e possuir-se reciprocamente, satisfazendo as suas fantasias de amor com um relacionamento sexual, eles provocaram em torno de si a ruína de Camelot. A grande mesa redonda, simbolizando a plenitude, ficou despedaçada e a história de amor de ambos tornou-se a trágica história da destruição de um lindo castelo e do fracasso, não só deles, mas também do nobre rei Arthur e de seus numerosos e bravos cavaleiros.
O fato de o estado de apaixonados não poder suportar ao desgaste da vida diária não corresponde ao que desejamos ouvir, pelo menos não nos dias de hoje, que descreve o estar apaixonado com a meta do relacionamento entre os sexos, e constantemente expõe isto aos nossos olhos nos anúncios de televisão. Os seres humanos não são muito perspicazes quando se trata de substituir a realidade pelas seduções da imaginação e da fantasia. Preferimos continuar procurando o homem ou a mulher perfeitos, no caso o homem ou a mulher que corresponderá à imagem ideal e à garantia de que com ele ou ela nós nos sentiremos felizes e realizados, ainda que isto leve a um desapontamento ou decepção depois do outro, e vá acrescentando cada vez mais amargura ao nosso cálice da vida.
Agora precisaríamos deixar bem claro que, segundo o grau em que um relacionamento se baseia em projeção, o elemento do amor humano pode estar faltando. Quando nos apaixonamos por alguém que não conhecemos como pessoa, mas por quem somos atraídos porque reflete para nós a imagem de deus ou deusa em nossas almas, é, num certo sentido, apaixonarmo-nos por nós mesmos, apaixonar-se cada um por si mesmo, e não pela outra pessoa. Não obstante a aparente beleza das fantasias de amor que costumamos ter nesse estado de apaixonados, podemos, de fato, encontrar-nos num estdo de espírito profundamente egoísta. O amor real começa somente quando uma pessoa chega a conhecer a outra, para quem ele ou ela é realmente um ser humano, e quando começa a amar esse ser humano e a preocupar-se com ele.
Nenhum ser humano pode concorrer com os deuses e deusas em todo o seu brilho e glória; e antes de mais nada, ver a pessoa que amamos como ela ou ele é, e não em termos de projeções, pode parecer desinteressante e decepcionante, porque os seres humanos são, no seu todo, pessoas comuns. Por causa disto, muitos preferem estar passando de uma pessoa para outra, sempre procurando o relacionamento máximo, melhor possível, deixando sempre o relacionamento que está mantendo quando as projeções se desgastam e a paixão termina. É evidente que, com raízes tão pouco profundas, não pode desenvolver-se nenhum amor real e permanente. Ser capaz de um amor real significa amadurecer, estimulando expectativas realistas em relação às outras pessoas. Significa aceitar a responsabilidade por nossa própria felicidade ou infelicidade, sem esperar que a outra pessoa nos faça felizes e sem censurá-la como se fosse responsável pelas nossas más disposições e frustrações. Naturalmente, isso torna o relacionamento real um problema difícil, em favor do qual devemos trabalhar; mas felizmente, as compensações existem, porque somente através deste caminho nossa capacidade de amar amadurece.
A pergunta que fica é: Que acontece então? Será que esse relacionamento se transforma num veículo para o desenvolvimento da consciência, ou será que o introduzimos em nossa natureza infantil e vamos continuando a viver, insistindo em que algum dia encontraremos um relacionamento que nos ofereça perfeita felicidade ou realização plena?

(Quem quiser continuar lendo ou se aprofundar mais sobre o assunto, leia o livro "Os parceiros Invisíveis - o masculino e o feminino dentro de cada um de nós", de John Al Sanford. Talvez você não encontre em qualquer livraria, mas pode pedir pelo site www.estantevirtual.com.br)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Somos responsáveis por nossas próprias vidas

Segundo Ricardo Lindemann, em seu livro "Tradição-Sabedoria", o homem quando está preso ao exterior, aos estímulos do mundo externo, move-se na superfície da existência, é condicionado, age mecanicamente, está destituído de um sentido para a existência. O questionamento e a interrogação marcam o início de seu caminho de retorno à totalidade da vida, quando ele descobre que é possível caminhar por si mesmo e que pode libertar-se do condicionamento imposto pelo mundo.
O autor fala que a descoberta de que somos responsáveis por nossas próprias vidas é um momento singular da existência. E ela encontra-se magistralmente expressa no poema Invictus, de William Ernest Henley, que eu já havida postado no blog, mas em outra tradução:

"Em meio à noite que me envolve
Negro como o abismo de pólo a pólo
Eu agradeço quaisquer que sejam os deuses
Por minha alma incosquistável.

Na pálida garra da circunstância
Eu não estremeci nem gritei.
Sob as clavas do acaso
Minha cabeça está ensangüentada, mas ereta.

Além deste lugar de ira e lágrimas
Avulta apenas o horror da sombra
E, contudo, a ameaça dos anos
Encontra-me e encontrar-me-á destemido.

Não importa quão estreito o portal,
Quão carregado com punição o pergaminho,
Eu sou o mestre de meu destino
Eu sou o capitão da minha alma.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Que pecado...

"Pecado é existir neste planeta e não saber o que se está fazendo aqui".

(Darling Blau - artesã, buscadora, e grande amiga)

sábado, 20 de agosto de 2011

espelhos projeções auto conhecimento

(Mulher em frente ao espelho , Pablo Picasso,
1932, óleo sobre tela, The Museum of
Modern Art, NY, EUA).

Alguém já escutou que "quando Pedro fala de João, sabemos muito mais sobre Pedro do que sobre o João"? Pois é, este é o fenômeno da projeção, muito importante para o nosso autoconhecimento, diga-se de passagem.

Debbie Ford, co-autora do livro "O Efeito Sombra", diz que podemos sim nos ver, e em cores, ao prestar atenção no que observamos nas outras pessoas. Somos programados para projetar em outras pessoas as características que não conseguimos ver em nós.

Tem um ditado antigo que diz: "Se você viu é porque também tem".

Alguns trechos da segunda parte do livro "O efeito sombra", de Debbie Ford:

"Quando nos vemos obcecados pelos aspectos das sombras de outras pessoas, é porque elas também tocam as nossas. Neste mundo holográfico, tudo é um espelho, e você está sempre se vendo e falando consigo mesmo. Se você escolher, pode olhar agora para o que o afeta emocionalmente como um alarme, uma pista para desvendar sua sombra, um catalisador para o crescimento que lhe dá a oportunidade de recuperar um aspecto oculto de si mesmo."

"Assumir as próprias projeções é uma experiência corajosa que o torna humilde, e pela qual todos temos que passar para encontrar a paz. Ela nos força a reconhecer que somos capazes de fazer coisas que frequentemente desgostamos nos outros."

"Não precisamos procurar muito para descobrir que, em geral, estamos fazendo exatamente o que criticamos nos outros. A aparência pode ser completamente diferente; no entanto, a força propulsora por trás de nosso comportamento é, de fato, a mesma. Às vezes, pode ser desafiador identificar esta força dentro de nós, porque talvez não estejamos demonstrando exatamente o mesmo comportamento que a pessoa em que estamos projetando está, mas o comportamento está ali, dentro de nós."

O mais interessante é que a própria vida se encarrega de nos dar uma ajudinha para evoluirmos: a autora fala que "quando temos uma característica sem que haja vedação para ocultá-la, atraímos pessoas e incidentes a nossa vida, para nos ajudar a curar e integrar os aspectos negados.

Porém se abraçarmos as características que nos perturbam nos outros, já não nos incomodaremos com ela. Talvez as notemos, mas elas já não nos afetarão.

Quando li este livro, foi uma verdadeira revolução na forma como eu percebia as pessoas, e em como aquilo tinha a ver comigo mesma.
Em uma aula de História da Arte, estávamos estudando o quadro de Renoir abaixo:



Uma das análises era a descrição da interpretação pessoal da obra. Uma pessoa da turma disse que para ela o quadro descrevia uma menina, que estava entediada e angustiada de estar ali parada fazendo a foto do quadro enquanto poderia estar brincando no campo.
A minha percepção do quadro era totalmente diferente da percepção descrita por ela, mesmo o quadro sendo exatamente o mesmo. Para mim a menina estava muito feliz colhendo flores naquela tarde alegre e neste mesmo estado de espírito, ela parou para o retratista pintar a sua imagem.
Aquilo me marcou porque lembro que na época eu estava lendo justamente a parte do livro que fala das projeções, e em como o que vemos nas pessoas é muito mais o que vemos dentro de nós através da outra pessoa.

Com esta consciência da nossa projeção, podemos dar um salto quântico na nossa evolução e crescimento pessoal! Pensaremos duas vezes antes de falar dos outros, pois talvez aquilo que iremos falar não seja exatamente o que queremos saber sobre nós mesmos.
"A dissimulação é um crime."

(Neco Borges)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

" Toda ovelha procura um lobo."

(Ricardo Lindemann, amigo, astrólogo, filósofo, engenheiro civil, astrônomo, membro do conselho geral da Sociedade Teosófica Internacional, ex-presidente da Sociedade Teosófica no Brasil, diretor cultural e de estudos da STB e uma das pessoas mais inteligentes e engraçadas que eu já conheci)

domingo, 14 de agosto de 2011



" A risada é a quebra do padrão."


(Neco Borges)

domingo, 24 de julho de 2011

O PROPÓSITO DA VIDA

"O PROPÓSITO DA VIDA", segundo a Tradição-Sabedoria. Palestra com Ricardo Lindemann, ex-presidente da Sociedade Teosófica do Brasil. 2007. Reprodução por Gabriela Borges.



Qual é o propósito da vida?

Nós procuramos o propósito da vida quando nossas vidas estão vazias. Se pressupõe que já não estejamos mais vendo o propósito dela. O propósito da vida talvez seja algo que nós possamos compreender somente quando nossas mentes estão descondicionadas. Enquanto nossa mente estiver com algum desejo frustrado, com alguma insatisfação, me parece um pouco improvável no clima de uma mente nuventa, com uma chuva particular, com esses olhos nós dificilmente vamos encontrar alguma beleza, alguma alegria, ou algum sentido à própria vida.
Então a primeira coisa que a pessoa deve fazer é descondicionar a mente. Em princípio, o que se deve fazer não é descobrir o propósito da vida, mas libertar a mente dos condicionamentos e do sofrimento. Porque enquanto a mente não estiver livre, ela não poderá encontrar o significado ou o propósito da vida.
Por outro lado, quando uma pessoa conseguir descondicionar a mente e libertá-la de todos esses sofrimentos TALVEZ ela descubra que o propósito da vida é a própria LIBERTAÇÃO DA MENTE. Porque então, a vida estará cheia de propósitos e significados.
Quando uma pessoa está apaixonada, ela não fica se perguntando qual o propósito da vida. O próprio estado em que ela se encontra, (...)
Então a pergunta sobre o propósito da vida está mais relacionado ao fato de que nós perdemos aquele estado de liberdade interior que nos permite ver o propósito e o sentido nas coisas.
A pergunta é: Porque que o amor escorregou das nossas vidas? Ou talvez se ele não tenha escorregado, a pergunta sobre o propósito da vida nem apareça.
Segundo Clara Scott, o propósito da vida está em aprender a amar, então a dificuldade, pois confundimos o amor com muitas coisas que traz toda a confusão que dá frustração. Se nós colocarmos toda a expectativa e desejos em alguma coisa que não é real ou verdadeira, quando nós chegamos lá ela desmorona. Ou como um castelo de areia, nós nos sentimos como uma criança frustrada.
Talvez o nosso problema é que nós não compreendemos verdadeiramente o que o amor seja. Depois de algum desencanto, nós começamos a nos questionar se a vida tem algum propósito ou algum significado.

A Regeneração ou Significado da vida

Raciocínio da natureza poética.
Análise mais filosófica.
Poesia supera a própria lógica.
Pensamento inspirador.
Pergunta ou questão última - As perguntas ou questões últimas na filosofia oriental só podem ser obtidas como resposta na própria iluminação.
Porque Deus, que já é perfeito, criou seres imperfeitos num processo evolutivo para atingir a perfeição? Tem várias formas de perguntar isto: Porque a dor é necessária? Porque a evolução é necessária? Porque nós já não somos seres perfeitos?
Outros dizem que já somos perfeitos e não sabemos da nossa própria perfeição, que estamos iludidos por maya. Intelectualmente muitas filosofias foram criadas. Segundo Dr.Taimni, é natural que nos perguntemos o porquê do Universo. Porém, o conhecimento acerca das questões últimas estão além do alcance do intelecto humano, é inútil procurar uma solução intelectual do porquê da manifestação do Universo. Claro que isto seria questionar os motivos de Deus ou da inteligência que regula o Universo. E este grande mistério do Universo está oculto nas profundezas da própria consciência e, somente aqueles que podem mergulhar profundamente naquele incomensurável oceano do conhecimento é que podem conhecer algo deste Supremo Segredo.
Portanto, para penetrar diretamente na consciência divina é preciso que a mente tenha se descondicionado, que ela seja capaz de entrar em Samadhi ou Êxtase. A resposta não está em desacordo mas enfocado por pontos de ênfase. Há um aspecto deste propósito divino na manifestação, o que nós vamos ver e compreender é que ele provê um campo de evolução em todos os seus diferentes estágios.
Sob o ponto de vista da filosofia oriental, no processo do carma e da reencarnação nós cumprimos o nosso dharma evolutivo e vamos evoluindo a cada vida e no tornando cada vez mais sensíveis até que um dia, com a mente totalmente descondicionada e iluminada, nós compreenderemos o significado da vida. E ao compreendermos, nós vamos descobrir que o próprio significado da vida está na vida em si mesma, na beleza da vida, na beleza do amor, e em todas as harmonias maravilhosas que o Universo se manifesta. Mas enquanto nos sentimos vazios e frustrados, nós não vemos ou esquecemos que exista algum. Também neste sentido, como nós todos estamos vivos, obviamente a vida já está em nós. Portanto se temos qualquer dificuldade para saber o significado da vida, isso significa que nós não conhecemos realmente a nós mesmos.
Então dizer que nós não sabemos qual é o propósito da vida e o sentido da vida é dizer que nós não sabemos qual é o nosso propósito. Ou até mesmo que há uma distorção da nossa percepção e que, portanto, nós não estamos vendo as coisas como elas são. Por isso, talvez, que o Buda tenha dito que o primeiro passo na senda do Nirvana é a reta visão ou a reta percepção. Então, se não vejo a vida como ela é, talvez eu não possa descobrir, ver o seu significado. E nós voltamos ao problema de descondicionar a mente do que ela projeta nas coisas, que às vezes aparece cinza, às vezes, cor de rosa. E nós alteramos de um estado ao outro.
As Cartas dos Mahatmas dizem que a iluminação deve vir de dentro. O problema objetivamente está muito mais dentro de nós do que no Universo.
Por causa dos bons pensamentos, os anjos ficam mais perto dos homens, o que ilumina então são os bons pensamentos.
Os hinduistas falam que o objetivo da vida é Lila, ou Jogo Divino que sugere que o significado da vida é Ananda, ou Bem-Aventurança. Assim, a beleza do jogo está em participar dele. Mas se cria uma espécie de objetivo no jogo e as pessoas ficam frustradas quando perdem. Eu diria que elas só ficariam satisfeitas se elas ganhassem o jogo. Conclusão: um jogo sofredor, um jogo de azar. As crianças não têm objetivo de ganhar, a beleza está em jogar. O sofrimento vem quando nós quebramos algumas regras do jogo. E sofrimento é apenas um indicativo da regra quebrada. Mas como nem sempre nós lembramos quando esta regra foi quebrada...
É possível nós sentirmos dor e não sabermos a causa da dor, sua origem. Para entender a dor é preciso compreender a raiz desta dor. Umas das coisas que a filosofia oriental insiste é que a lei do carma nos traz apenas o mérito que nós mesmos fizemos. Tanto que a lembrança das encarnações anteriores, onde esses atos foram feitos, não é acessível a todos. À menos que a mente tenha atingido um grau de pureza e descondicionamento que possa entrar num êxtase mais profundo.
Vamos perdendo a graça e a alegria de jogar o jogo por jogar e depois só queremos jogar quando vamos ganhar. Aí ficamos adultos e ficamos nos perguntando sobre o propósito da vida. A mente vai perdendo a sua pureza original.
Todos nós somos frutos da compaixão. Nossos pais nos deram amor na nossa origem. Faz parte do jogo da vida jogar sem saber para quem eu estou devendo e de onde virá a cobrança. Isso pode causar certa ansiedade, mas isto não significa que as regras do jogo não sejam justas.
Clara Scott insiste que a própria mente existe para que aprendamos a nos desapegar. Uma das coisas que estraga o amor é o ciúme. E que se eu amar uma pessoa sem prendê-la a mim, aí de fato eu aprendi a amar.
Francis Bacon fala que quando temos amigos fica mais fácil, porque dividimos o sofrimento e multiplicamos as alegrias. Falar de amor é difícil porque se o mais puro e descomprometido dos tipos de relacionamento que é a amizade já pode adquirir coloridos diferentes, imaginem o amor sexuado de um homem e uma mulher.

Amor puro, incondicional

O difícil é viver o amor. Confundimos ele com identificação. Saber tratar cada pessoa de maneira que ela deve ser tratada é uma arte. Então Cristo aceitou a traição porque percebeu que tinha um carma a resgatar.

Amor = Jogo de Tênis X Jogo de Frescobol

O propósito da vida é aprender a amar, existe um aspecto da aprendizagem de autoconhecimento, mas existe também do amor em si mesmo, que é a alegria do jogo, de conhecer o Ser, que na verdade no seu interior talvez tenha a mesma essência divina que eu. E talvez eu ainda não tenha descoberto isso ainda, nem no outro e nem mesmo em mim. Tanto que é um dos ensinamentos mais misteriosos da natureza: saber se eu vou primeiro encontrar Deus no coração dos outros ou se eu vou primeiro encontrar Deus no meu próprio coração. Quem sabe seja como for, ao descobri-Lo num lugar, eu O descubra em todos os outros. Assim também é com o amor. Quando estamos apaixonados tudo fica cor de rosa, não é só uma pessoa que nós amamos. Uma pessoa que está bem consigo mesma, ela consegue amar todas as outras, fica tolerante com os erros dos outros.
Leadbeater diz que Deus é amor, e todo o seu poderoso Universo está se movimentando firmemente na direção de um determinado objetivo final de Unidade consciente com ele. Que é o Pai amantíssimo de todos os seus filhos e está fazendo por eles muito mais do que eles podem pedir e muito mais do que eles podem conceber. E tudo o que podemos oferecer em retribuição é o nosso amor e o nosso serviço. E o nosso amor é a própria manifestação de Deus dentro de nós. É a única ação que pode ser concebida como prazerosa para Ele. É aquela que permite cada vez mais ao Deus interno manifestar a si mesmo, através de nós.
Segundo o Sr. Krishna, habilidade na ação e nunca nos resultados, não é uma busca para si mesmo. Habilidade é uma coisa que não pode ser ensinada, podemos dar aulas de filosofia, mas não podemos ensinar a amar. Mas vamos aprendendo... Às vezes isto é cativante. Às vezes isso tem uma capacidade de catalisar o amor no outro, mas se ele não responder quem sabe não foi dessa vez, quem sabe vai ser na próxima. E às vezes ele responde, mas responde de uma forma misturada com seus egoísmos, suas projeções, seus mecanismos de defesa, seus medos, seus traumas. Então a resposta nele é limitada. Por exemplo, Jorge Luis Borges diz que apaixonar-se é inventar uma religião com um deus falível. Com certeza é um ato de devoção e amor à outra pessoa, estar apaixonado. Mas como estou apaixonado por um ser humano que tem limitações, tem traumas, tem medos, tem defesas, às vezes é o próprio "porco-espinho". Nós nem sempre vamos receber o amor como retorno. Então é uma religião muito esquisita que nós estamos fundando, que nós estamos querendo que o outro seja perfeito quando ele não é. Na verdade, no ocidente de um modo geral, principalmente a partir da Idade Média, do amor cortês criou-se o romantismo, perdendo o que chamamos de amor à Deus. Eu vou esperando que o outro seja esse deus. Eu vou demandando cada vez mais do outro e oferecendo cada vez menos. A minha capacidade de doação vai diminuindo e eu fico cada vez mais exigente. Aí, qualquer relação fracassa.
O oriente procura buscar a perfeição em Deus e complementa as relações humanas com família. Raramente os casamentos indianos são por paixão, o outro é um Ser que merece respeito, no sentido de compartilhar uma vida sem expectativas ilusórias, devoção à Deus à qualquer forma.

O propósito da vida então é amar, libertar a mente de seus condicionamentos. Ou talvez vamos descobrir que uma mente condicionada não consegue amar plenamente portanto as duas teorias não estão separadas. Apreciar a alegria e a bem-aventurança do jogo da vida. Para acessar esta alegria eu tenho que voltar a ser uma criancinha e ter a pureza original. Uma força movida pelo sacrifício divino de fragmentar-se a si mesmo para que as suas partes possam se redescobrir unas com o Todo. A criança não tem motivo para amar, apenas amam...

"Trabalho pela Fraternidade Universal. E que esse espírito de Liberdade de pensamento, esteja no espírito dos meus objetivos...."
(A ST não tem voz oficial, é uma sociedade de livres pensadores)

Para ler mais sobre o tema acesse:
http://www.teosofia-liberdade.org.br/index.php/arquivos/44-artigos/150-a-regeneracao-e-o-significado-da-vida.html

O Amor é a essência de todas as coisas...

"Todo pássaro que canta
está cantando por amor
Cada flor que se abre,
está se abrindo por amor,
e os olhos de cada um
estão em busca do amor
Cada coração
bate por amor
O amor é o próprio significado da vida.
Se não há amor,
a vida torna-se sem significado."
(Bagwan Rajneesh)








(Nas fotos: Duska e Raque, apareceram um dia perdidos no nosso caminho, e hoje fazem parte da família)

sábado, 25 de junho de 2011

LIBERDADE


















(Les Demoiselles d'Avignon, Pablo Picasso)


"Um escravo é aquele que espera por alguém mais para libertá-lo".
(Ezra Pound, poeta americano)

"A tirania é sempre mais organizada que a liberdade".
(Charles Péguy, poeta francês)

"A liberdade é como a poesia: não tem adjetivos, é liberdade".
(Enzo Biagi, escritor italiano)

"Quando as palavras perdem o significado, as pessoas perdem a liberdade".
(Confúcio, filósofo chinês)

"O preço da liberdade é menor que o preço da repressão".
(W. E. B. Du Bois, escritor americano)

"Há apenas uma cura para os males que a liberdade recém-adquirida produz: mais liberdade".
(Thomas Macauley, historiador inglês)

"A liberdade é preciosa. Tão preciosa que deve ser racionada".
(Vladimir Lenin, líder da Revolução Russa de 1917)

"Liberdade não é poder agir arbitrariamente, mas ser capaz de fazê-lo sensatamente".
(Rudolf Wirschow, 1821-1902, antropólogo alemão)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A prisão mais difícil de sair é a interna..

Caminhando por Joinville fiquei pensando na Liberdade.
Quando percebemos que estamos em uma prisão, temos duas escolhas: ou permanecemos na prisão ou decidimos(graças ao livre-arbítrio)sair dela.
Mas é somente quando reconhecemos que estamos presos é que temos a chance de nos libertarmos.
E esta consciência é para muito poucos. Vivemos presos em nossos preconceitos, julgamentos, condicionamentos, ignorância.

Uma vez li uma frase muito legal, era mais ou menos assim: Existem riscos que não podemos correr, e existem riscos que não podemos deixar de correr.

Tenho escrito muito pouco ultimamente, mas por uma boa razão, minha nova paixão, o design de peças de decoração.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pensando em nunca mais te esquecer...

Em homenagem ao dia dos namorados que está próximo...



Eu estou pensando em você.
Pensando em nunca mais
Pensar em te esquecer
Pois quando penso em você
É quando não me sinto só
Com minhas letras e canções
Com o perfume das manhãs
Com a chuva dos verões
Com o desenho das maçãs
E com você me sinto bem

Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer
Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer.

Eu, pensando em você.
Pensando em nunca mais
Pensar em te esquecer
Pois quando penso em você
É quando não me sinto só
Com minhas letras e canções
Com o perfume das manhãs
Com a chuva dos verões
Com o desenho das maçãs
E com você me sinto bem.

Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer
Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer.

Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer
Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer.

Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer
Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer.

Pensando em você.
Pensando em você.
Pensando em você.
Pensando em você.

terça-feira, 24 de maio de 2011


Caixa feita por mim, aberta, representando as infinitas possibilidades.
E dentro tudo o que precisamos para ser feliz: nada.

"Desejo que hoje experimentes paz dentro de ti, que confies que te
encontras exatamente onde deves estar, que não te esqueças das
possibilidades infinitas que nascem da confiança em ti mesma e em
outras/outros, que utilizes os dons que recebestes, e que transmitas a
outras/outros, o amor que te foi dado.
Desejo que estejas feliz contigo mesma pelo que és. Deixa esta sabedoria
assentar-se em teus ossos e deixa que tua alma cante, baile e ame
livremente. Está ai para cada uma de nós."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Começar de novo é uma fantástica forma de libertação.
Provavelmente a melhor de todas."
(Eugênio Mussak)

WHY CAN´T FREEDOM BE THIS FREE?

Foto: da internet.

domingo, 15 de maio de 2011

I wanna rock with you

No gingado de Michael Jackson...



No vozeirão do Seu Jorge, brasileiríssimo...



Rock With You

Girl, close your eyes...
Let that rhythm get into you
Don't try to fight it
There ain't nothing that you can do
Relax your mind
Lay back and groove with mine
You gotta feel that heat
And we can ride the boogie
Share that beat of love

I wanna rock with you (all night)
Dance you into day (sunlight)
I wanna rock with you (all night)
I'm gonna rock the night away

Out on the floor
There ain't nobody there but us
Girl when you dance
There's a magic that must be love
Just take it slow
Cause we got so far to go
When you feel that heat
And we can ride the boogie
Share that beat of love

I wanna rock with you (all night)
Dance you into day (sunlight)
I wanna rock with you (all night)
I'm gonna rock the night away

And when the groove is dead and gone (yeah)
You know that love survives
So we can rock forever, on

I wanna rock with you!
I wanna groove with you!
I wanna rock with you!
I wanna groove with you!

I wanna rock (all night) with you, girl (sunlight)
Rock with you, rock with you, (yeah) (all night)
Dance the night away

I wanna rock with you (yeah) (all night)
Rock you into day (sunlight)
I wanna rock with you (all night)
Rock the night away

Feel the heat, feel the heat
Rock you into day (sunlight)
I wanna rock
Rock the night away.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O amor é simples.

(Foto: Gisele Borges. Orquídea brasileira. Ilha do Cardoso/SP)

Quando estamos alegres e animados, até os deuses se juntam a nós.

(Na foto: Gisele e Alessandra Borges. Ilha do Cardoso/SP)
Foto: Gisele Borges. Em algum lugar entre Santa Catarina e São Paulo.

"A maior vingança da humanidade é o desprezo."

(Pedro João André, nosso amigo e caseiro, uma das pessoas mais simples, puras e divertidas que eu já conheci. Toda vez que ele me encontra ele tem uma piada para me contar)

domingo, 8 de maio de 2011

A NATUREZA É PROMISCUA



"A Natureza é promiscua."

Esta foi a frase que meu pai falou quando questionei as tantas espécies que surgiram de repente em um lago onde ele mora. Achei isto tão forte, tão verdade, pois a natureza é realmente uma verdadeira química viva, onde organismos vivos trocam genes de forma promíscua.

sábado, 30 de abril de 2011

PATÉTICOS "MONSTRORISTAS"!

Está passando uma propaganda muito legal na rádio Itapema FM, nos alertando a sermos mais pacientes e gentis no trânsito. Achei a iniciativa fantástica, afinal o trânsito hoje em dia está ficando cada vez mais violento e agressivo.

Basta ver o filme da Disney no You Tube, no qual o Pateta se transforma totalmente quando está ao volante, para enterdermos como podemos nos tornar patéticos quando estamos dirigindo.



Bi,Bii! Fica então o convite: sejamos mais gentis e conscientes no trânsito!

E para isto bastam algumas ações, como sair mais cedo de casa, por exemplo.

A nossa ida ao trabalho todos os dias, pode se tornar um belo exercício de tomada de consciência.

LEAVES OF GRASS

"A paixão, segundo Platão é essencial e ineroxavelmente humana.
E o melhor que podemos esperar fazer é domá-la através de incansável disciplina.
Para Sócrates, a vida saudável baseia-se na concentração contínua do indivíduo para limitar as forças que enfraquecem ou confundem seu entendimento do mundo ao seu redor.
Ele nos incita a devotar nossas vidas a esse tipo de controle. Ou seja, em todos os momentos de consciência.
Sócrates reconheceu o que todo filósofo e religião, por falar nisso, na história do mundo de Platão a Aristóteles, dos epicuristas aos estóicos, dos judaicos, aos cristãos, aos budistas o que todos haviam observado:
Que o equilíbrio necessário para uma vida feliz é ilusório.
E quando, em nosso maravilhoso e errôneo jeito humano achamos que o conseguimos, estamos fingindo ser divindades e vamos nos dar mal.
Como Ícaro em chamas, caindo no mar."
(Do filme "Irmãos de sangue", com o ator Edward Norton)

A afeição ainda resolverá os
Problemas da Liberdade;
Aqueles que se amam
se tornarão invencíveis.

(Whalt Whitmann, em "Leaves of Grass")

terça-feira, 26 de abril de 2011

O que é o amor

Hoje eu estava voltando do treino e estava passando na rádio Itapema fm a música "O que é o amor", cantada pela Maria Rita.
Fiquei pensando que não existe coisa mais linda, original, única, leve, alegre e brasileira do que o Samba. Eu não posso negar que tenho sangue de brasileira (com um pouquinho de sangue europeu) e amo tudo do Brasil: o povo (aqueles que vivem a cultura brasileira), a música, a dança, a capoeira, a comida.
Então, compartilho com vocês o Sambinha de Maria Rita:



O que é o amor

Composição : Arlindo Cruz / Maurição / Fred Camacho

Se perguntar o que é o amor pra mim
Não sei responder
Não sei explicar
Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
Me fez renascer
Me fez despertar
Me disseram uma vez
Que o danado do amor
Pode ser fatal
Dor sem ter remédio pra curar
Me disseram também
Que o amor faz bem
E que vence o mal
E até hoje ninguém conseguiu definir
O que é o amor

Quando a gente ama, brilha mais que o sol
É muita luz
É emoção
O amor
Quando a gente ama, é um clarão do luar
Que vem abençoar
O nosso amor

sábado, 16 de abril de 2011

DINHEIRO É PRANA

Deusa indiana Lakshmi, símbolo da prosperidade

Dinheiro é prana.

Quem falou esta frase foi a Dra. Susan Andrews, em um curso que fiz de Biopsicologia em Porangaba/SP. Lembro que na época esta frase me marcou muito pois eu tinha uma idéia um pouco equivocada em relação ao dinheiro e a forma como nós encaramos esta busca pelas coisas materiais. Era como se esta busca por dinheiro nos escravizasse.
Minha amiga Darling Blau (http://darlingblau.blogspot.com) está lendo o livro "Os segredos de uma mente milionária" e logo na primeira folheada do livro eu leio:
"Dinheiro é energia." Ou em outras palavras, dinheiro é prana, nada mais do que energia.
É muito interessante como o autor fala da liberdade e da forma como o dinheiro pode proporcionar esta tão almejada liberdade.
Segundo o autor do livro, T. Harv Eker, a maioria das pessoas entra com a energia operária e tira a energia monetária. Os que alcançaram a liberdade financeira aprenderam a substituir a energia do trabalho que investem por outras formas de energia, que incluem trabalho de terceiros, sistemas de negócios e capital de investimento.(...)
E ele continua: "a meta é tornar-se financeiramente livre tão rápido quanto possível. A minha definição de liberdade financeira é simples: é a capacidade de viver o estilo de vida que você deseja sem precisar trabalhar nem depender do dinheiro de alguém."

"A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato. Para mim, ele deve ser acumulado para proporcionar liberdade." (T. Harv Eker)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

IMPERMANÊNCIA

"A única coisa permanente é a impermanência."
(Neco Borges)

Créditos: Paulo Fabre. Salar de Uyuni, indo da Bolívia para o deserto do Atacama no Chile.(www.paulofabre.com.br)
"É tudo doido guiando doido!"

(Arlete Borges, mãe e amiga. É uma das pessoas mais criativas e engraçadas que eu já conheci.
Está sempre de bom humor, leva a vida com leveza e otimismo e tem a capacidade (chega a ser uma habilidade) de trocar palavras e ditados como ninguém. Minhas irmãs e eu até já pensamos em fazer um dicionário só para entender o que ela fala.)

terça-feira, 5 de abril de 2011

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

" Não concordo com o que você
diz, mas defenderei até a
morte seu direito de dizê-lo."

(S.G.TALLENTYRE, pseudônimo de Beatrice
Hall, escritora inglesa de uma biografia
de Voltaire, filósofo iluminista francês)

Na foto: Juliano Lüeders, amigo, cineasta, professor de inglês. Londres. 2009.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ESPÍRITO DESARMADO

Acredito que uma das maiorers virtudes que uma pessoa pode ter é espírito desarmado. Não reação.

(Na foto: Neco e Gisele, em um momento de total espírito desarmado)

"A linguagem é uma forma de comunicação necessária, porém, muitas vezes pobre.
Existem outras formas de comunicação como o olhar, a expressão facial, a boa vontade e inclusive, o nível de consciência. Dizem os místicos que eikasia é o primeiro nível de consciência, que pode ser traduzido como "brutal". Os místicos classificam o segundo nível também como phistis, no popular "fanático"; e o terceiro nível como dianóia, que quer dizer "sonhador independente". O quarto nível é chamado noesis, o "iluminado" ou "transcendido".
Os primeiros três níveis levam à longa e dura luta de viver dos erros e acertos e pode-se chegar ao espírito desarmado.
Alguns recebem a graça de nascer como espírito desarmado. Estas pessoas ouvem, sorriem, não julgam, girando no seu próprio centro. Com muita luz própria, não importa o que aconteça, não perdem a consciência. Destas pessoas todo mundo gosta pois são verdadeiras, simples, incapazes de ciladas e artimanhas, possuem a bondade natural de não competição e o regozijo pela felicidade dos outros. Muitos já nascem com este dom, aliás, muito poucos.
"Dos mil que me procuram, um me encontra. Dos mil que me encontram, um me segue. Dos mil que me seguem, apenas um consegue se tornar espírito desarmado".

(João Borges Junior, o "Neco", pai e amigo. Tem quatro filhas mulheres e uma esposa amável e parceira. Transita entre estes quatro níveis de consciência com muita facilidade)

sábado, 2 de abril de 2011

CHAPATI


Eu adoro cozinhar, porém eu adoro mesmo é cozinhar alimentos rápidos e fáceis de fazer.

O Chapati é um destes alimentos: são rápidos de fazer, super saborosos e podemos comer no café da manhã, no almoço ou na janta. Para quem não conhece, o chapati é um pão típico da culinária indiana, e é um acompanhamento perfeito para a maioria dos pratos indianos.

Para quem sabe que fazer o seu alimento em casa torna o ato de se alimentar um momento de maior consciência e sabor, lá vai uma receitinha do pão nosso de cada dia indiano:

Ingredientes:
1 xícara de trigo integral fino
1 xícara de trigo branco
¼ de água morna
Sal.

Modo de fazer:
Peneirar os trigos, misturar bem com a água
e amassar até que a massa fique lisa e
macia. Deixar descansando por 15 minutos.
Dividir a massa em pequenas porções e
esticar com um rolo cada porção
individualmente, fazendo pequenos círculos
com diâmetros de 12 a 13 cm. Reservar.
Usar uma frigideira e deixá-la esquentar
muito bem, colocar cada círculo de chapati
na frigideira e ir virando de um lado para
o outro até assar e, finalmente, colocar
rapidamente sobre a chama do fogão.

Rendimento: 6 chapatis.

Porém, fazer chapatis macios, fininhos e perfeitamente redondos é uma arte e talvez você não consiga esta perfeição logo na primeira tentativa. Então, para que você não fique triste ou frustado, estou postando uma foto justamente dos meus primeiros chapatis, não para que você fique assustado ou desista, mas para mostrar que mesmo que eles não saiam como você imagina, ele podem sim ficar tão saborosos quanto os chapatis dos templos Hare Krishnas!


Receita do livro "Viver Vegetariano", da professora de yoga e chef de cozinha Maria Laura Packer.

Dúvidas ou sugestões, escreva para mim: gabrielamartiniborges@gmail.com

अच्छा भूख!
(Bom apetite!)

quarta-feira, 30 de março de 2011



"Só quando a Liberdade se une à disciplina há a verdadeira Liberdade."

(B.K.S. Iyengar - fundador do método Iyengar Yoga, modalidade que permite e incentiva o uso de material (props) na prática das posturas (ásanas), permitindo que algumas dificuldades ou obstáculos possam ser transpostos através de sua utilização)

domingo, 20 de março de 2011

Início do Outono - 20/03/11 - às 20:21h


Queda de temperatura, amarelhar das folhas, ventinho friozinho no rosto...
Hoje deu para sentir um arzinho de outono...Isto porque exatamente às 20:21h saímos do verão e entramos nesta estação que nos convida a reorganizar e revitalizar - eis o mantra do outono.

Quando a estação muda, experimentamos também uma mudança da nossa energia e mudança interna correspondente.

Sonia Hirsch em seu livro "O Manual do Herói" fala sobre esta estação:
"Aqui as folhas secam e caem; aquelas folhas que nasceram na primavera e atingiram o auge no verão estão indo embora, a árvore vai ficar nua, há um quê de destruição no ar".

A mensagem do outono é "Agora é a colheita, o armazenamento, e a capacidade de realização do ser humano se exprime no sentido da tranqüilidade, da paz, serena certeza de que somente aceitando as perdas haverá renovação."


Enfim, há muito para auto-observar, não para se punir ou sentir diminuído, mas para desenterrar os tesouros ocultos dentro de nós e lapidá-los.

"Está fazendo um dia lindo de outono. A praia estava cheia de um vento bom, de uma liberdade. E eu estava só. E naqueles momentos não precisava de ninguém. Preciso aprender a não precisar de ninguém. É difícil, porque preciso repartir com alguém o que sinto. O mar estava calmo. Eu também. Mas à espreita, em suspeita. Como se essa calma não pudesse durar. Algo está sempre por acontecer. O imprevisto me fascina."

(Clarice Lispector)

sábado, 19 de março de 2011

" A humanidade está
cansada da liberdade."
(Benito Mussolini - 1883 - 1945 -
Político italiano e uma das peças-chave na criação do fascismo).

quinta-feira, 17 de março de 2011

(Na foto:Alessandra M Borges. Foto tirada por Gisele M Borges,Ilha Bela/SP)

" A liberdade pertence

aos que a conquistam."
(André Malraux, escritor e ativista francês)


" A liberdade não se
concede
, se conquista."
(Pierre Kropotkine, príncipe e escritor russo)

terça-feira, 15 de março de 2011

19 de março de 2011: A maior lua cheia dos últimos 20 anos!

(Lua Cheia. Foto tirada por Gabriela M Borges em Manaus/AM - Na virada do ano de 2009 para 2010)

Românticos, vampiros, cientistas, lobisomens, bruxas e poetas de plantão:

No dia 19 de março, acontecerá o fenômeno Perigeu Lunar. É quando a lua fica no seu ponto mais próximo da Terra. Desde 1992, a lua não se aproximava tanto da Terra. O Perigeu Lunar que coincidirá com a Lua Cheia, poderá deixar nosso satélite natural 14% maior e 30% mais luminosa, principalmente ao nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis.
A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter. É dito que este fenômeno está conectado com o as extremas manifestações do clima - como os terremotos, vulcões e tsunamis...

Neste momento só o que posso fazer é pensar que podemos usar a força extraordinária dessa Lua tão forte para elevarmos a nossa mente e o nosso espírito!

ENERGIA LUNAR

Bri Maya Tiwari em seu livro O Caminho da Prática fala: "A lua passa seu dom de nutrição para os alimentos da natureza e para os tecidos do corpo, e controla a nota musical da batida de nosso coração e as curvaturas da respiração."
As marés oceânicas são afetadas pela lua assim como a nossa energia. Na tradição védica, a lua cheia é a época natural para a mulher usufruir e festejar a feminilidade.

"Chandra ma ma, Ayiye, ayiye, ayiye"

(Invocação Védica à Mãe Lua, pedido que esta se aproxime de nós)

quinta-feira, 10 de março de 2011

EVOLUÇÃO


Dentro do ciclo evolutivo, alguns dizem que estamos um pouco acima dos macacos. Quando na verdade,
estamos um pouco abaixo dos anjos....

segunda-feira, 7 de março de 2011


"Grandes homens se preocupam com a ética; os
pequenos, com a etiqueta.
"
Claude Frisoni, escritor luxemburguês

domingo, 6 de março de 2011

Diário de Viagem Rumo à Liberdade

No meu último post contei para vocês da viagem da sacerdotisa Dulce Magalhães pela Itália, rumo à Liberdade.

Selecionei alguns trechos do diário de bordo escrito pela Doce Dulce do quarto dia de viagem:

"Compartilhei com a Lu uma história muito especial de um sábio que é chamado por uma aldeia para trazer chuva depois de um longo período de seca. Esse mestre visita toda a aldeia e se recolhe por 3 dias até que a chuva vem. Quando os aldeões perguntam o que ele fez, ele responde que viu tanto caos por onde andou que sabia ser um reflexo de seu interior, então se recolheu para cuidar das coisas dentro de si e desta forma o mundo ao seu redor voltou a equilíbrio."

"Aprendemos que liberdade não é evitar a tormenta, mas atravessá-la."

"Lembro-me que os mestres dizem que quando aparece um arco-íris é porque uma consciência se iluminou."

"Os romanos sabiam que não se recaptura um homem que provou do gosto da liberdade e lutou por ela. Spartacus e seus seguidores padeceram sob o jugo da espada, mas morreram como homens livres que eram e isso nenhum soldado ou rei poderia mudar."

"Nesta noite vamos dormir sonhando com a senhora Liberdade e entendendo um tantinho mais seus caprichos e suas exigências. Estamos abertas e disponíveis para o que os próximos passos nos reservam…que venham as experiências."

Quem quiser acompanhar a viagem, acesse:
http://wp.clicrbs.com.br/asacerdotisa/

sábado, 5 de março de 2011

BOA SORTE!

A sorte é a sua fé, seu coração, sua maneira de conduzir a vida.
Ela é realidade à medida em que você ama e acredita.






(Sequência Lua Cheia por Darcy Guimarães, meu amigo, diretamente de seu barco num fim de tarde da Indónesia)

sexta-feira, 4 de março de 2011

Libertà



"Tudo passa, o pior e o melhor. Liberdade é desfrutar de cada instante sem medo, nem amarras."

(Dulce Magalhães, em seu Diário de Viagem Rumo à Liberdade)

Conheci a Dulce no Festival Mundial da Paz, que aconteceu em Florianópolis, no ano de 2006. Sou muito fã dela. Ela está numa viagem para a Itália e o tema que está trabalhando com o grupo é a Liberdade. O grupo (a viagem é só com mulheres e um grupo pequeno – até 5 pessoas) saiu do Brasil dia 27.02 – domingo e volta dia 14.03 – segunda.
Quem quiser acompanhar o diário de bordo de Dulce é só acessar:
http://wp.clicrbs.com.br/asacerdotisa/
"Será uma viagem do reconhecimento de nossa liberdade através da beleza e do desfrute, inclusive da fraternidade entre nós."

quinta-feira, 3 de março de 2011

E cante que é bom viver...

Esta semana ganhei a letra desta música de uma pessoa muito especial e quem eu admiro muito. A letra é linda!



Companheiro

Maria Eugenia
Composição: Marcelo Barra, Naire e Tibério Gaspar

Vai amigo
Não há perigo que hoje possa assustar
Não se iluda
Que nada muda se você não mudar

Ponha alguma coisa na sacola
Não esqueça a viola
Mas esqueça o que puder
E cante que é bom viver

Rasgue as coisas velhas da lembrança
Seja um pouco de criança
Faça tudo o que quiser
E cante que é bom viver

sábado, 26 de fevereiro de 2011

"O homem que se vende recebe sempre mais do que vale."
(Barão de Itararé)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DICAS PARA QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA:

O Dr Eric Slywitch dá 10 dicas para quem pratica atividade física:

1- Avalie seu estado clínico e nutricional. Deficiências, como a de ferro, podem impedir o trabalho muscular adequado e a anemia, assim como outros problemas metabólicos, contra-indicar o exercício;

2- A atividade física não deve ser excessiva, pois isso causa lesões de tecidos, desgastes articulares e alterações metabólicas nocivas;

3- A atividade física não deve ser insuficiente. Algumas pessoas passeiam pensando que estão se exercitando. Se não há estímulo suficiente, não é possível chegar ao resultado almejado;

4- Mantenha sua urina sempre clara. Quando falta água, a urina fica escura. Sem água, todo metabolismo é afetado negativamente;

5- Não deixe o carboidrato faltar. Ele é fator determinante do tempo que o músculo treinado consegue se manter em atividade;

6- Coma de 3 em 3 horas. Se você fica muito tempo sem comer, o músculo é utilizado para ser transformado em carboidrato;

7- Via de regra, o carboidrato é o nutriente fundamental para ser utilizado após o treino, e não a proteína;

8- Não utilize suplemento de proteínas sem avaliar sua real necessidade;

9- Durma, mas não de barriga cheia! O hormônio de crescimento é produzido à noite e é importante para otimizar o efeito da atividade física nos músculos.

10- Emoção, ritmo de vida, estresse e fadiga são fatores fundamentais para avaliar junto ao treino, pois eles todos estão associados com hormônios que podem alterar positivamente, ou negativamente, o ganho de massa muscular.

CORPO VEGGIE, MENTE VEGGIE

.
.

Como vegetariana, tinha algumas dúvidas em relação à alimentação e suplementação adequada para quem malha e quer perder gordura e ganhar massa muscular.
O que eu sabia é que para isto, seria preciso diminuir a ingestão de carboidratos, e aumentar a de proteína.(Low carb, High protein)
Mas eu também já tinha lido que o excesso de proteína não fazía bem ao organismo...
Para esclarecer a questão, eis que me surge um artigo escrito pelo conceituado Dr Eric Slywitch, na Revista dos Vegetarianos, justamente sobre este assunto. O tema do artigo vem em forma de uma pergunta socrática: "Vegetarianos ganham massa muscular?"
Como eu sei que o Dr Eric se baseia somente em estudos científicos, fiz um resumo dos pontos abordados por Slywitch para os vegetarianos que, como eu, também se questionam sobre a alimentação e suplementação para ganhar um corpo mais enxuto e definido.

É possível ganhar massa muscular sem proteína animal?
Deve haver suplementação de proteínas para quem é vegetariano?
Como podemos otimizar o ganho de massa muscular?
Como otimizar o treinamento?

Proteína e massa muscular

O músculo é composto, em grande parte, por proteína. Esse fato leva muitas pessoas a pensarem que, por isso, precisam ingerir muita proteína e, talvez, suplementos. Mas, normalmente, já ingerimos mais proteína do que é necessário e a complementação dela raramente é necessária.
Mesmo com uma dieta vegetariana estrita, a ingestão de proteínas tende a ser maior do que o necessário.
Os aminoácidos necessários para o nosso organismo são todos encontrados em abundância no reino vegetal. Não falta matéria-prima no reino vegetal para construir músculos.

Comer mais proteína do que o necessário faz aumentar a massa muscular?


Não, não faz! O que faz aumentar a massa muscular é a atividade muscular bem planejada, acompanhada da alimentação adequada, descanso suficiente e um bom equilíbrio hormonal. Sem esse conjunto em harmonia, o ganho de massa muscular e o bom desempenho na atividade física é insuficiente.




Para aumentar a massa muscular deve haver atividade física.


É o estímulo constante que faz o músculo se manter metabolicamente ativo e, com isso, aumentar seu volume, força e resistência.

É importante o planejamento da atividade, pois o músculo precisa se exercitar e, depois, descansar bem alimentado. Um bom treinador físico deve estabelecer a carga, número de repetições, posicionamento do corpo e tipo de prática para que você almeje o resultado pretendido no treino.

Exercício físico mal planejado e com má alimentação pode levar ao consumo do próprio músculo ao invés do seu incremento.

Carboidrato: não fique sem ele!

(Essa merece mais atenção, já que até eu ler este artigo, eu tinha certeza que após o treino era preciso uma dose de proteína para "recuperar e construir" o músculo).

O representante maior do carboidrato é chamado glicose.

Quando o músculo começa a se exercitar, ele utiliza muito o carboidrato que está guardado dentro dele. Esse carboidrato é chamado glicogênio (várias glicoses grudadas umas nas outras). Quando o glicogênio termina, o músculo perde a capacidade de se manter em atividade.

Quando uma pessoa leva o músculo à exaustão (exaurindo o glicogênio), é possível repor todo o estoque de glicogênio em 2 dias com uma alimentação rica em carboidrato. Caso a dieta seja rica em proteína e gordura, são necessários 7 dias para repor esse estoque. Isso significa que, com uma dieta mal planejada, o músculo não estará adequadamente preparado para suportar o próximo treinamento, entrando em fadiga rapidamente.

Outro ponto importante é o fato de que, quando terminamos um treino, nossas células musculares têm uma maior avidez pelo carboidrato (glicose), conseguindo retirá-lo do sangue sem o auxílio da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas, necessário para colocar a glicose dentro das células).

Essa mais avidez permanece por cerca de 4 horas após o término do treino. Esse momento (até 1 hora após o treino) é ideal para se alimentar com alimentos com maior teor de carboidrato, e não de proteínas.

Outro ponto importante do carboidrato: se ele está em falta, destruímos nossa massa muscular para que a proteína muscular seja transformada em carboidrato. Assim, quem come mais carboidrato precisa de menos proteína e poupa o músculo de ser destruído.



Água: não fique sem ela!


A hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do músculo. Quem pratica atividade física precisa de mais água por diversos motivos: maior trabalho metabólico, aumento da perda pelo suor e maior necessidade de uso pelo músculo para guardar seu combustível (glicogênio).

Proteína: não exagere!


Em academias, suplementar proteínas é quase um mandamento. Mas isso pode ser nocivo e desnecessário.
Guarde essa regra: nosso corpo não consegue armazenar a proteína ingerida em excesso. Assim, todo excesso de proteína ingerida vai se transformar em carboidrato e gordura! Nessa situação, a proteína não se torna músculo e, dependendo do abuso, será transformada em “pneuzinhos”.

Quando a proteína em excesso se torna carboidrato e gordura, ela libera um elemento tóxico chamado nitrogênio. Para eliminá-lo, precisamos do trabalho do fígado e dos rins.

Não se engane com a suplementação de proteínas. Ela pode ter espaço em situações específicas, mas não é a regra para os praticantes de atividade física. Sugiro que não adote essa prática sem prévia avaliação médica.

"O alimento é sempre superior ao suplemento." (Natália Chede - Nutricionista)

A importância do ferro para atividade física


Treinar com deficiência de ferro predispõe à lesão muscular. Correção da deficiência de ferro se faz com medicamento, e não com alimento. Quem treina, deve manter sempre um bom estado nutrológico de ferro.

Creatina


A suplementação de creatina (para vegetarianos ou não) pode ter espaço para atividades competitivas profissionais, onde a explosão muscular é determinante para atingir os resultados almejados, mas raramente tem importância para quem faz atividade para o bem estar e saúde.
Não utilize creatina sem avaliação médica, pois seu uso pode ser nocivo.

Atleta não dorme pouco e nem de barriga cheia!


Termine seu jantar (sem excessos), no mínimo, 2 horas antes de dormir. Não é para dormir com fome, mas o estômago deve estar praticamente vazio ao ir para a cama.

É durante a noite que o hormônio de crescimento tem sua ação. Esse hormônio é muito importante para otimizar o ganho de massa muscular.

Se você dorme de estômago cheio, e/ou dorme pouco, a produção desse hormônio é prejudicada, assim como o ganho de massa muscular.
Quem não respeita o sono e o descanso, pode anular o benefício da atividade física.




Alimente-se de 3 em 3 horas


Há vários motivos para fazer isso. Vou destacar um deles, apenas.

Se você fica muito tempo sem se alimentar, o músculo é “destruído” para produzir carboidrato (glicose).

Nosso cérebro utiliza predominantemente a glicose como fonte de energia. Quando permanecemos muito tempo sem ingerir carboidratos, nossa massa muscular é destruída, pois da proteína (presente no músculo) podemos criar carboidrato (glicose).

Suplementos para melhorar a fadiga e a performance?


Quando há deficiências nutricionais, a alimentação está inadequada, o sono irregular, o descanso insuficiente ou o treino inadequado, o músculo não responde tão bem quanto deveria. Nessas situações, basta corrigir essas irregularidades para ter uma performance adequada. O uso de suplementos, nessas condições se faz com o propósito de devolver ao organismo sua capacidade natural de trabalho. Ou seja, estava faltando, e por isso a correção faz efeito.

Quando o organismo está metabolicamente ajustado, ele consegue chegar no seu limite. E é aqui que entra sua percepção para não desgastá-lo.

Utilizar qualquer produto com a finalidade de ir além do seu limite, traz desgastes e lesões.

Atividade física para a saúde e bem estar é uma coisa, para fins competitivos ou profissionais é outra. A determinação do ponto onde quer chegar é o que vai determinar sua forma de treinar, se alimentar ou suplementar. Todo excesso causa lesão, desgaste e compromete a saúde.

Se é a saúde que está em foco, tenha em mente corrigir tudo que faz seu corpo funcionar mal. Esse é o melhor tônico para otimizar seu rendimento físico.

Exercício nem sempre é bem vindo.


Dependendo do estado metabólico da pessoa, a atividade física deve ser postergada. Alguns indivíduos devem, inicialmente, ser tratados para que seu metabolismo seja ajustado antes de iniciar um programa de exercícios. .

Lesões em articulações específicas nem sempre contra-indicam a atividade física, desde que poupem a articulação lesionada, ou a trabalhem de forma terapêutica. A avaliação médica, do fisioterapeuta ou personal trainer é fundamental nesses casos.

Exercício para emagrecimento


Uma das recomendações mais comuns para quem quer emagrecer é: faça exercícios! Realmente, a prática de exercícios é muito importante para esse fim, mas há considerações a serem feitas.

É importante lembrar que há treinamento específico para quem quer ganhar massa muscular, para quem quer perder gordura, para quem quer trabalhar com o sistema cardiovascular, reduzir a glicemia, triglicérides, etc...

Uma avaliação associando o médico, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico pode ser importante para ajustar o treino aos objetivos propostos.

Vale lembrar também que, via de regra, os exercícios para quem deseja emagrecer são, predominantemente, de intensidade leve a moderada e por tempo prolongado (pelo menos 40 min), mas desde que a saúde dessa pessoa permita manter esse tempo.

Sinta o coração


Os batimentos cardíacos são ótimos indicadores sobre o tipo de treino que estamos executando. Quanto maior a atividade muscular, maior é a necessidade de oxigênio muscular e, portanto, maior o número de vezes por minuto que o coração bate (freqüência cardíaca).

Atividades com freqüência cardíaca elevada geralmente são indicadas para quem está com boa saúde, pois tende a sobrecarregar mais o organismo e elevar a pressão arterial.

A freqüência cardíaca leve/moderada tende a remover com mais eficiência o combustível energético do sangue, favorecendo o consumo da glicose, dos triglicérides e a remoção da gordura corporal.

É possível e, muitas vezes desejável, trabalhar com freqüências cardíacas alternadas, mas isso deve ser determinado pelo seu médico em conjunto com o treinador físico.

Dessa forma, tenha em mente que, dependendo do objetivo, o tipo de treinamento pode ser completamente diferente.

Para ler a matéria na íntegra, leia a Revista dos Vegetarianos, edições 49, 50 e 51.
Ou acesse:
http://www.alimentacaosemcarne.com.br/atividade-fisica/teste

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/atividade-fisica/atividade-fisica-parte-2-2

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/atividade-fisica/atividade-fisica-parte-3-2