Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ESPÍRITO DESARMADO

Acredito que uma das maiorers virtudes que uma pessoa pode ter é espírito desarmado. Não reação.

(Na foto: Neco e Gisele, em um momento de total espírito desarmado)

"A linguagem é uma forma de comunicação necessária, porém, muitas vezes pobre.
Existem outras formas de comunicação como o olhar, a expressão facial, a boa vontade e inclusive, o nível de consciência. Dizem os místicos que eikasia é o primeiro nível de consciência, que pode ser traduzido como "brutal". Os místicos classificam o segundo nível também como phistis, no popular "fanático"; e o terceiro nível como dianóia, que quer dizer "sonhador independente". O quarto nível é chamado noesis, o "iluminado" ou "transcendido".
Os primeiros três níveis levam à longa e dura luta de viver dos erros e acertos e pode-se chegar ao espírito desarmado.
Alguns recebem a graça de nascer como espírito desarmado. Estas pessoas ouvem, sorriem, não julgam, girando no seu próprio centro. Com muita luz própria, não importa o que aconteça, não perdem a consciência. Destas pessoas todo mundo gosta pois são verdadeiras, simples, incapazes de ciladas e artimanhas, possuem a bondade natural de não competição e o regozijo pela felicidade dos outros. Muitos já nascem com este dom, aliás, muito poucos.
"Dos mil que me procuram, um me encontra. Dos mil que me encontram, um me segue. Dos mil que me seguem, apenas um consegue se tornar espírito desarmado".

(João Borges Junior, o "Neco", pai e amigo. Tem quatro filhas mulheres e uma esposa amável e parceira. Transita entre estes quatro níveis de consciência com muita facilidade)

4 comentários:

  1. Adorei!!! Tudo: a foto, a explicação sublime do teu pai (que é super ninja) e a tua descrição signela e verdadeira dele. Essa família é especialíssima e iluminada! Saudades d'ocês! Bjão para todas e um abraço forte pro seu Neco!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico realmente contente e orgulhosa por estar presente. Presente na hora presente, presente-fisicamente, presente-mentalmente, presente-espiritualmente nesta família encantadora, além de estar presente na foto, presente no blog. É como um presente. Este presentes, são a forma pelo qual pertenço. Grata por também estar presente. Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Gi, muito obrigada por me presentear com o seu comentário totalmente presente...rsrs Beijos

    ResponderExcluir