Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"É tudo doido guiando doido!"

(Arlete Borges, mãe e amiga. É uma das pessoas mais criativas e engraçadas que eu já conheci.
Está sempre de bom humor, leva a vida com leveza e otimismo e tem a capacidade (chega a ser uma habilidade) de trocar palavras e ditados como ninguém. Minhas irmãs e eu até já pensamos em fazer um dicionário só para entender o que ela fala.)

2 comentários: