Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

domingo, 19 de dezembro de 2010

Vem chegando o verão...

Foto: Darcy Guimarães, num fim de tarde na Indonésia.

Na próxima terça-feira - em 21 de dezembro - às 21:38h começa o verão.

As estações derivam dos ritmos cósmicos, elas são as respostas à jornada anual da Terra ao redor do sol. Nossos ritmos estão diretamente relacionado às estações. Nesse sentido, nosso bem-estar depende do equilíbrio intuitivo entre nosso ser e a natureza. Quando respeitamos as estações fortalecemos nossa capacidade de conexão com a natureza, e assim, atingimos um estado ideal de saúde.

No verão, o sol reina; o coração reina em nós. A semente que virou planta na primavera já está soltando botões, flores e frutos. Nós também desabrochamos e nos mostramos ao mundo vestindo pouca roupa, encontrando as pessoas, falando e ouvindo, desfrutando do calor sem pressa, vivendo o que somos sem esforço. Isto mesmo, no verão não se deve forçar nada, pois já não é tempo de criar. A vida alcança sua plenitude exatamente do jeito que está.

'Dentro do coração, em uma pequena cavidade, repousa o universo. Um fogo arde aí, irradiando em todas as direções.' Mahanarayana Upanishad, XI:9-10.

Também temos um sol em nós, representado pelo coração, que irradia calor humano através dos sentimentos e produz alegria. Para os chineses, coração e mente são a mesma coisa; os pensamentos são movimentos do coração, e o coração é o soberano do corpo/mente/espírito.

MANTRA DO VERÃO: CELEBRAR E FESTEJAR

Vamos aproveitar todas as oportunidades para encher o nosso coração e abrir nosso espírito ao universo interior, onde poderemos descobrir a natureza inteira.Contemplar o sol nascendo, fixar nele os olhos e pensar naquilo que nós desejamos, costuma dar certo. Contemplar o sol se pondo, fixar nele os olhos e deixar sair o peso do coração, também.
A mentalização da luz solar se irradiando do centro do peito ajuda a aquecer o coração, e pode ser enviada para alguém.

A mente sempre seguiu os impulsos do coração.
Que neste verão possamos libertar o nosso coração e sermos felizes!



(Textos dos livros: "Manual do Herói" e "O Caminho da Prática")

Nenhum comentário:

Postar um comentário