Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MOQUECA DE PUPUNHA

Pelo terceiro ano consecutivo a ceia de natal aqui na minha casa é vegetariana!

Este ano o cardápio foi moqueca de pupunha! Ficou uma delícia e aí vai a minha receita:

Moqueca de Pupunha:

Ingredientes:
1 kg de palmito pupunha
3 tomates maduros, cortado em fatias
Pimentões coloridos (vermelho e amarelo), cortado em fatias
1 ramo de coentro ou cheiro verde a gosto
1 ramo de salsinha
1 talo de alho-poró em rodelas
500 ml de leite de coco
100 ml de azeite de dendê
Azeite de oliva
1 colher de sopa de algas japonesas (wakame e kombu) secas e picadas
Sal marinho
1 colher (sobremesa) de pimenta-de-bico
Pimenta dedo-de-moça a gosto
Molho de tomates frescos

Preparo:

Cortar o palmito em rodelas e levado ao cozimento.(Uma opção é colocar a pupunha em uma fôrma com um pouco de água. Levar para assar uma hora e meia com papel alumínio cobrindo a fôrma).
Quando estiverem macias, corte em meia lua e reserve.
Numa panela (de preferência de barro), arrume o palmito em camadas com os temperos verdes, as algas, o alho-poró, os tomates e o pimentão. Tempere com o sal e a pimenta. Regue com o molho de tomate, o leite de coco, o azeite de dendê, e o de oliva. Tampe a panela e deixe cozinhar. Sirva quente, com arroz integral e farofa.

Farofa


Ingredientes:
Farinha de mandioca
Linhaça
Aveia*
Sal
Cominho
Óleo

Preparo:
Aqueça o óleo com o cominho. Adicione a farinha, a linhaça, a aveia e o sal. Fique mexendo até você ver que a farinha está dourada e crocante.
* No lugar da aveia você pode colocar germe de trigo, ou farinha amarela, ou outro ingrediente de sua preferência. Na farofa a base é óleo, farinha de mandioca e o sal. O restante você cria conforme o seu gosto. Picar o talo com a folha de beterraba e colocar na farofa também fica uma delícia!
A cozinha é um lugar para criar!

Um comentário:

  1. Fiz hoje , so que eu tava com um pouco de pressa e ai ja viu, cozinhei o palmito em agua do jeito normal, mesmo assim o hide adorou!!! bjus!! Grata pelas suas receitas!!

    ResponderExcluir