Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CARDÁPIO PARA A CEIA DE ANO NOVO!

Para quem ainda não decidiu o que vai fazer, segue uma sugestão de cardápio para a ceia de Ano Novo Vegan:

Risoto de arroz preto com abóbora

Ingredientes:
500g de arroz negro
1/2 talo de alho-poró
1/2 abóbora japonesa (hokaido) sem casca cortada em cubos pequenos
1 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
Azeite
Sal a gosto

Preparo:
Em uma panela, refogue no azeite os cubos de abóbora e de pimentão vermelho até que estejam levemente dourados e ainda tenros. Reserve. Em outra panela, refogue o alho-poró até dourar e acrescente o arroz e o sal. Aos poucos adicione a água e mexa até que o arroz cozinhe. Com o arroz já cozido, acrescente os cubos de abóbora e de pimentão e misture. Adicione azeite de oliva e mexa levemente para que os grãos não se quebrem.
Rende: 8 porções.

Lentilha da Prosperidade

Ingredientes:
500g de lentilha
40g de gengibre
100g de coco ralado
1 maço de salsinha fresca
2 colheres de sopa rasas de cúrcuma (açafrão)
1 colher de sopa de cominho em pó
1 vidro pequeno de leite de coco
Sal a gosto

Opcional: cortar em cubos pequenos meio chuchu e meia cenoura para dar cor e valor nutricional.

Preparo:
Lave e escolha bem a lentilha. Coloque no fogo alto com água e sal dois dedos acima do nível da lentilha até que comece a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe até que fique al dente. Pique o gengibre (descascado e cortado) e a salsinha fresca (lavada em água suave). Com um pouco de óleo de girassol, frite o gengibre com o coco ralado adicionando a cúrcuma e o sal. Depois de o gengibre estar dourado, adicione o leite de coco até que ferva, sempre mexendo para que não queime e grude na frigideira. No fogo baixo, adicione o cominho em pó na lentilha e, em seguida, o tempero frito. Cozinhe a lentilha com o tempero por 10 mais minutos, aproximadamente, para que pegue bem o gosto dele. Por fim, salpique a salsinha por cima da lentilha como decoração.
Rende: 5 porções.



Gran finale!
Sobremesa:
Smoothie de abacate

Esta receita aprendi com o Dr. Eric Slywitch e é uma delícia!

Ingredientes:
Caldo de cana
Abacate maduro

Preparo:
Congele caldo de cana em uma forma de gelo.
Coloque esse caldo de cana(já congelado) no liquidificador (sem adicionar
água) e bata.
Adicione abacate maduro (que estava na geladeira).
Bata tudo até ficar com consistência de mousse.

(Se preferir, acrescente cacau em pó para transformar em smoothie de chocolate!)



(Fontes: Risoto - André Vieland/ Revista dos Vegetarianos, Lentilha- Gustavo Taglialatela de Lemos/ Revista dos Vegetarianos, Smoothie de Abacate: Dr Eric Slywitch)

Nenhum comentário:

Postar um comentário