Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O COMPROMISSO CRIA LIBERDADE

"Se nunca mais quiser ver um homem pela frente, diga-lhe:
'Eu te amo, quero me casar contigo,
Quero ser a mãe dos teus filhos...'
Eles saem cantando os pneus."
(Comediante Rita Rudner)



Muita gente estabelece associações negativas com o termo compromisso. Geralmente os homens, em particular, resistem à idéia de compromisso porque a identificam como limitação e perda de liberdade.
Acredito que o compromisso tem efeito contrário: ele evita que você desperdice sua energia emocional em muitas direções, permitindo que se concentre numa única pessoa.
Você está livre para poder mergulhar no relacionamento, para amar e dar plenamente sem quaisquer restrições. Isso cria uma experiência de se deixar ir, de entrega, não para o parceiro propriamente dito, mas para o amor em si mesmo.
Isso apenas se torna verdadeiro, é claro, quando você está com a pessoa certa.

Assumir um compromisso com a pessoa certa vai liberá-la emocionalmente.
Assumir um compromisso com a pessoa errada vai aprisioná-la emocionalmente.

(Barbara de Angelis, do livro "Você é a pessoa certa para mim?")

Nenhum comentário:

Postar um comentário