Nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Moraes dá todas as dicas sobre quais alimentos deve-se evitar e quais são bem vindos naqueles dias. “Os sintomas da TPM são indicadores de um desequilíbrio orgânico. Necessitamos de nutrientes para produzir neurotransmissores e substâncias anti-inflamatórias. Por isso, na falta desses nutrientes, a TPM é piorada. Uma dieta balanceada pode atenuar os sintomas e ajudar as mulheres a enfrentarem esta fase de maneira mais equilibrada.
CONSUMA
ALIMENTO X EXPLICAÇÃO
Aveia e cereais integrais - Por serem fontes de magnésio, auxiliam no combate à retenção de líquidos.
Frutas, especialmente melancia e melão, e verduras - São ricas em vitaminas e minerais, além do alto teor de água, o que ajuda a regular os hormônios femininos e combater a TPM.
Alcachofra - Também ajuda a diminuir a retenção de líquidos
Sementes de linhaça - Um anti-inflamatório natural, ajuda a reduzir cólicas e a retenção de líquidos. Tanto as sementes de linhaça quanto o óleo e as cápsulas de linhaça são ricas em ômega-3, gordura que melhora a pele, protege contra inflamações, cólicas, inchaços e alterações de humor.
Semente de gergelim e folhas verde-escuras - São ricos em cálcio, mineral que ajuda a aliviar as cólicas e mau humor.
Chá de calêndula, barbatimão e agoniada - Servem para relaxar e combater o inchaço. Também o morango, a melancia e a salsa.
Nozes e castanhas - Possuem gorduras poliinsaturadas que ajudam a combater a inflamação.
Leguminosas, como lentilha, grão-de-bico, feijão e soja - São boas fontes de vitaminas do complexo B, importantes na metabolização e eliminação de toxinas, aliviando os sintomas da TPM.
Óleo de Prímula - Fitoterápico vendido nas farmácias que podem amenizar os sintomas da TPM considerada leve. Tem ação anti-inflamatória.
Chocolate amargo - Aqueles com 70% de cacau possuem flavonóides, substâncias que combatem os processos inflamatórios.
Figo, banana e beterraba - Possuem altos teores de magnésio que reduz os sintomas físicos, pois possui ação anti-inflamatória
EVITE
ALIMENTO X EXPLICAÇÃO
Sal - Retém líquido, favorecendo o inchaço nas pernas e mamas.
Açúcar - Favorece o aumento de peso.
Chocolate ao leite - Devido à presença do leite, esse tipo de chocolate atrapalha a absorção de outros nutrientes importantes, como o ferro.
Refrigerantes - Além de cafeína e açúcar, contém sódio, que aumenta o inchaço.
Café - Contém cafeína, que aumenta a ansiedade, a irritabilidade e a instabilidade emocional.
Álcool - Atua no fígado, diminuindo a disponibilidade de glicose (açúcar) no sangue, aumentando a vontade de comer doces, além de provocar cansaço, dores de cabeça e depressão.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário