Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

quinta-feira, 29 de julho de 2010

TPM Parte I

A matéria de capa da Revista dos Vegetarianos do mês de Junho (escrita pela minha amiga escritora e excelente jornalista Samira Menezes) trouxe um assunto de interesse de todos, afinal, estamos sempre nos relacionando com alguém que sofre de TPM, seja namorada, irmã, amiga, filha, colega de trabalho ou você mesma.
Lidar com a TPM não é fácil, nem para quem sofre nem para quem está por perto. Assim, fiz um resumo da matéria (que é ótima!!!) na esperança de que as pessoas entendam um pouco mais quando a panela de pressão começar a apitar (e quem sabe até ajudá-las), esclarecer dúvidas e também mostrar como a alimentação correta alivia os sintomas:

A famosa TPM, considerada por muitas um período crítico por ser sentirem fragilizadas, inchadas e doloridas, pode ser superada com atitudes positivas e muita consciência. Afinal, conhecer o corpo e suas reações é um dos passos a tomar em direção a uma vida melhor, mais sadia e feliz. Escolhas alimentares certas, exercícios físicos adequados e doses generosas de autoconhecimento e autocontrole com certeza ajudam a mulher (e também os entes queridos que estão lá a seu lado) a combater os sintomas da tensão pré-menstrual.

“Existem várias teorias que tentam explicar as causas da TPM, mas a principal responsável é a serotonina – essa substância produzida pelo sistema nervoso que afeta o humor e o apetite”, aponta Mara Diegoli.
A ginecologista revela que se há pouca serotonina sendo fabricada pelo cérebro, é bem provável que a mulher sofra com a TPM. Essa produção pode diminuir por fatores externos, como estresse e má alimentação, pela ação dos hormônios ou devido à genética da mulher. “São os altos e baixos desses hormônios (estrogênio e progesterona), aliás, que são responsáveis pela retenção de líquido no organismo comum nessa fase, que fazem com que a mulher sinta as pernas, os pés e as mamas inchadas.

Quanto mais sutis forem os alimentos ingeridos durante a TPM, menos complicada será esta fase do mês. “A alimentação é fundamental na TPM. A escolha dos alimentos, sem dúvida, melhora ou piora o período pré-menstrual”, afirma a ginecologista.

Durante essa conturbada fase, que de acordo com ela, pode começar até quinze dias antes da menstruação e sempre se intensifica um dia antes do fluxo menstrual, o ideal é optar por alimentos já conhecidos por melhorar o humor e saciar o apetite, como os cereais integrais, que contém vitaminas do complexo B e são ricos em fibras. Segundo a Dra. Lívia Zimmerman, as alterações hormonais comuns na TPM causam reações orgânicas, como a diminuição da vitamina B6, do cálcio e do magnésio. A médica revela ainda que esses nutrientes participam da manutenção de neurotransmissores do cérebro e em falta podem alterar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a retenção de líquido no corpo, provocar dores de cabeça e prisão de ventre.
“TUDO ISSO ALTERA O HUMOR. NÃO É PARA MENOS! QUEM É QUE ESTÁ FELIZ COM ESTES SINTOMAS? Portanto a presença de nutrientes que ajudam a formar substâncias que acalmam e aumentam a sensação de prazer ou que favorecem o funcionamento do intestino melhoram os sintomas da TPM”, garante.

Os sintomas mais freqüentes:

• Irritabilidade
• Ansiedade ou tensão
• Depressão ou tristeza
• Dor de cabeça ou enxaqueca
• Vontade de chorar sem motivo aparente
• Desânimo
• Fadiga
• Dores nas mamas
• Inchaço nas pernas, na barriga e nas mamas
• Aumento de apetite
• Compulsão por doces
• Insônia
• Agressividade
• Confusão ou esquecimento
• Prisão de ventre
• Diminuição da libido ou falta de vontade de ter relação sexual

“Ter autocontrole é obrigatório porque nada justifica comportamentos agressivos e antissociais.” (Dra. Mara Diegoli, ginecologista)

Para amenizar os sintomas da TPM por meio da alimentação, Dra. Lívia indica:

- O aumento do consumo de legumes, verduras e frutas, pois graças às fibras presentes, esses alimentos favorecem as funções intestinais e diminuem a sensação de inchaço na barriga.
- As leguminosas, como ervilha, grão-de-bico, feijão e soja, são ricas em aminoácidos e vitaminas importantes para a formação de serotonina.
- As frutas cítricas ricas em vitamina C, como kiwi, limão, acerola, laranja, ajudam a absorver o ferro dos alimentos prevenindo a anemia.
- A salsa, salsão e melancia são diuréticos naturais que diminuem o inchaço.
- A vitamina B6 e o magnésio participam do metabolismo da glicose que cai no período pré-menstrual aumentando assim a vontade de comer doces.

Além disso segundo a médica nutróloga é bom evitar doces e consumir cereais integrais, como aveia e arroz integral, que além de melhorarem o intestino, fornecem carboidratos complexos que são liberados lentamente e mantêm a insulina mais baixa, diminuindo o apetite principalmente por doces.

Para a terapeuta Gisele de Menezes, a TPM é uma conseqüência do distanciamento da mulher de sua essência feminina. E as mulheres estão distantes disso porque a sociedade moderna as distancia desse estado de paz. Segundo ela, esse sofrimento e desconforto por que a mulher passa todos os meses pode ser visto como um aviso, ou melhor, um chamado para a mudança. “Se analisarmos esta situação com uma visão espiritual, então entenderemos que é uma bênção, pois está nos chamando para que olhemos para dentro e alinhemos nossas escolhas com a verdadeira natureza feminina, que é acolhedora, protetora e amorosa.”

CONHECENDO O PRÓPRIO CORPO

Conhecer todas as fases do ciclo menstrual e as emoções são atitudes essenciais na busca por equilíbrio e tranqüilidade. Entendendo bem as reações do organismo e colocando em prática hábitos saudáveis na sua rotina, a mulher é capaz de se sentir melhor e evitar discussões desnecessárias, muitas vezes, com pessoas queridas. Um recurso comprovadamente eficaz, além da alimentação vegetariana, é a prática de yoga.
“Ao respirar melhor, praticar as posturas (ásanas) e meditar, a mulher traz consciência para si, se equilibra, se energiza e acalma”, garante Fabiana Cunha, professora de yoga. E se praticadas diariamente, podem acabar com os sintomas mais comuns da TPM.


Em teoria, a receita contra a TPM é simples:
- Praticar atividade física (aumenta a autoestima e libera endorfinas)
- Alimentar-se adequadamente.

Disposição de ânimo aliada à compreensão do problema, tanto por parte das mulheres quanto por parte dos homens, com certeza tornarão namoros, casamentos e laços de amizade ainda mais fortes e prazerosos.

Quem quiser ler a matéria na íntegra, é só comprar a revista :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário