Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Plenitude: Estado de Liberdade Completa

Deepak Chopra, em seu livro "O Efeito Sombra", responde à própria pergunta "Como pode um self dividido atingir a plenitude?" citando Krishnamurti:

"A liberdade não é o fim do caminho. É o começo. Não há lugar algum para ir. A liberdade é a primeira e a última coisa no caminho".

Segundo Chopra, a doutrina de Krishnamurti, da primeira e da última liberdade, "foi seu modo de dizer que a plenitude - estado de liberdade completa - não tem a ver com a escolha disso ou daquilo. Não tem a ver com ser bom em vez de mau, ser puro em vez de impuro. A plenitude não tem divisões. Ela é tudo. Dessa forma, tem de ser o começo e o fim ao mesmo tempo".

O nosso trabalho está em justamente transformar essa perspectiva em uma forma prática de vida. Eis o desafio: temos de experimentar o que a plenitude realmente é.

E o autor continua: "Ser pleno é estar inteiramente curado. E se isto é verdade, então, independente do quanto você viva bem, não estará inteiramente curado até que seu self dividido seja transformado.
(...) É crucial saber que você não vai deixar de ser você mesmo se buscar a transformação".

"Quanto mais forte a luz, maior a sombra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário