Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CONEXÕES - O INCONSCIENTE COLETIVO


"A noção de um inconsciente coletivo foi apresentada há quase um século por Jung. Será que Jung deparou com conexões invisíveis antes que os dados surgissem para respaldá-las?
Ou: Que tipo de ligações pode existir de forma invisível, sem que as pessoas se falem, observem o comportamente uma da outra ou mesmo saibam da existência do outro?"

"Por um longo tempo, o conceito de inconsciente coletivo permaneceu como uma teoria intrigante sem muita prova. (...) Será que a explicação de Jung foi realmente útil ou apenas uma brilhante invenção intelectual?"

Onde está a prova?
"Só recentemente os fragmentos da prova foram reunidos e acabaram aprofundando o mistério.
(...) O trabalho mais avançado neste campo veio de dois pesquisadores de Harvard, Nicholas Christakis e James Fowler, cujo livro, Connected [O Poder das Conexões] foi comentado em um recente artigo da revista de domingo do New York Times. Christakis e Fowler observaram o comportamento de mais de cinco mil pessoas, que foram mapeadas segundo 51 ligações sociais com familiares, amigos e colegas de trabalho.
A primeira descoberta foi que, quando uma pessoa ganha peso, começa a fumar ou adoece, os familiares mais próximos têm 50% de chance de se comportarem da mesma maneira. Isto reforça o princípio social científico de décadas: o comportamento se dá em grupo.
A segunda descoberta de Christakis e Fowler foi muito mais misteriosa. Eles descobriram que as ligações sociais podem pular um elo.
As descobertas dos dois sugerem ligações invisíveis que percorrem toda a sociedade..."

Tirei trechos do livro "O Efeito Sombra". Muito interessante, empolgante e de extrema importância para o nosso entendimento, nossa evolução como pessoa e também a evolução do planeta.

Quem quiser entender melhor sobre a pesquisa de Christakis e Fowler, segue abaixo uma palestra com o próprio Dr Nicholas:
(Se você quiser assistir com legenda, é só clicar em >View Subtitles> Portuguese (Brazil))

Um comentário:

  1. Gabi, havia lido sobre essa pesquisa há algum tempo atrás, achei interessantíssimo mesmo... Não tive tempo (ainda) de ver a palestra no TED do Christakis, mas praticamente qualquer palestra no TED é impagável. Valeu pela dica! Bjão!

    ResponderExcluir