Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

domingo, 12 de setembro de 2010

Quer ser livre? Então arrisque-se!


"Viver é um risco.
Estender a mão aos outros é arriscar-se a se envolver.
Mostrar seus sentimentos é expor sua humanidade.
Amar é arriscar-se a não ser amado.
Chorar é arriscar-se a parecer sentimental.
Tentar é arriscar-se ao fracasso.
Mas os riscos têm que ser corridos, pois o maior perigo na vida é não arriscar-se a nada. A pessoa que não arrisca nada não faz nada, não tem nada e não é nada. Pode evitar o sofrimento e o pesar, mas não pode aprender, sentir, mudar, crescer, viver ou amar. Acorrentado por suas certezas e vícios, é um escravo. Sacrificou seu maior predicado, que é a liberdade individual. Só a pessoa que se arrisca é livre."
(Leo Buscaglia)

Um comentário:

  1. Muito bom. Áquela frase que diz que só devemos nos arrepender do que não fizemos fala de coragem, e fico feliz de vc ter coragem de colocar tanto conteúdo no blog.
    bjs Micka

    ResponderExcluir