Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AS FLORES ANUNCIAM A CHEGADA DA PRIMAVERA



RESGATANDO AS ESTAÇÕES DO ANO

Na quinta-feira, dia 23/09/2010, exatamente às 00:09h, começa a primavera. Quando a estação muda, experimentamos uma mudança interna correspondente. Todas as formas de vida se abrem para receber instruções da natureza. É na primavera que a energia da semente se move em direção ao céu, gerando matéria e fazendo aparecer uma nova forma na superfície da terra. Por isso se diz que a primavera é o começo, a criação.

DESPERTE SUA ENERGIA

Nossos ritmos estão diretamente relacionados às estações. A energia vital sobe, cresce, ocupa espaço, procura abrir caminho para obter um lugar ao sol – exatamente como uma árvore que brota na primavera. Quando ingerimos frutos da terra nas estações devidas, fortalecemos nosso ritmo interno. Nesse sentido, nosso bem-estar depende do equilíbrio intuitivo entre nosso ser e a natureza. As transições cíclicas dos dias, estações, vidas e eras estão todas replicadas em nossos ritmos pessoais.

É hora de levar a vida com vigor, alegria e criatividade.


Mantra da primavera: Regenerar e Transformar
Planeta:Júpiter
Nota musical:Lá
Número:8

"Eu não sei, não sei dizer
Mas de repente essa alegria em mim
Alegria de viver
Que alegria de viver
E de ver tanta luz, tanto azul!
Quem jamais poderia supor
Que de um mundo que era tão triste e sem cor
Brotaria essa flor inocente
Chegaria esse amor de repente
E o que era somente um vazio sem fim
Se encheria de cores assim
Coração, põe-te a cantar
Canta o poema da primavera em flor
É o amor, o amor chegou
Chegou enfim"


Que a primavera se instale também em nosso interior e nos faça ter mais fé na vida.É nela que geralmente temos vontade de ver flores, rever amigos e lembrar poemas,como a “Canção do amor que chegou” de Vinícius de Moraes.


Que a primavera e a poesia inspirem a todos!

(Texto inspirado nos livros: "Manual do Herói" e "O Caminho da Prática"
Fotos: Gabriela M Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário