Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

sábado, 26 de fevereiro de 2011

"O homem que se vende recebe sempre mais do que vale."
(Barão de Itararé)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DICAS PARA QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA:

O Dr Eric Slywitch dá 10 dicas para quem pratica atividade física:

1- Avalie seu estado clínico e nutricional. Deficiências, como a de ferro, podem impedir o trabalho muscular adequado e a anemia, assim como outros problemas metabólicos, contra-indicar o exercício;

2- A atividade física não deve ser excessiva, pois isso causa lesões de tecidos, desgastes articulares e alterações metabólicas nocivas;

3- A atividade física não deve ser insuficiente. Algumas pessoas passeiam pensando que estão se exercitando. Se não há estímulo suficiente, não é possível chegar ao resultado almejado;

4- Mantenha sua urina sempre clara. Quando falta água, a urina fica escura. Sem água, todo metabolismo é afetado negativamente;

5- Não deixe o carboidrato faltar. Ele é fator determinante do tempo que o músculo treinado consegue se manter em atividade;

6- Coma de 3 em 3 horas. Se você fica muito tempo sem comer, o músculo é utilizado para ser transformado em carboidrato;

7- Via de regra, o carboidrato é o nutriente fundamental para ser utilizado após o treino, e não a proteína;

8- Não utilize suplemento de proteínas sem avaliar sua real necessidade;

9- Durma, mas não de barriga cheia! O hormônio de crescimento é produzido à noite e é importante para otimizar o efeito da atividade física nos músculos.

10- Emoção, ritmo de vida, estresse e fadiga são fatores fundamentais para avaliar junto ao treino, pois eles todos estão associados com hormônios que podem alterar positivamente, ou negativamente, o ganho de massa muscular.

CORPO VEGGIE, MENTE VEGGIE

.
.

Como vegetariana, tinha algumas dúvidas em relação à alimentação e suplementação adequada para quem malha e quer perder gordura e ganhar massa muscular.
O que eu sabia é que para isto, seria preciso diminuir a ingestão de carboidratos, e aumentar a de proteína.(Low carb, High protein)
Mas eu também já tinha lido que o excesso de proteína não fazía bem ao organismo...
Para esclarecer a questão, eis que me surge um artigo escrito pelo conceituado Dr Eric Slywitch, na Revista dos Vegetarianos, justamente sobre este assunto. O tema do artigo vem em forma de uma pergunta socrática: "Vegetarianos ganham massa muscular?"
Como eu sei que o Dr Eric se baseia somente em estudos científicos, fiz um resumo dos pontos abordados por Slywitch para os vegetarianos que, como eu, também se questionam sobre a alimentação e suplementação para ganhar um corpo mais enxuto e definido.

É possível ganhar massa muscular sem proteína animal?
Deve haver suplementação de proteínas para quem é vegetariano?
Como podemos otimizar o ganho de massa muscular?
Como otimizar o treinamento?

Proteína e massa muscular

O músculo é composto, em grande parte, por proteína. Esse fato leva muitas pessoas a pensarem que, por isso, precisam ingerir muita proteína e, talvez, suplementos. Mas, normalmente, já ingerimos mais proteína do que é necessário e a complementação dela raramente é necessária.
Mesmo com uma dieta vegetariana estrita, a ingestão de proteínas tende a ser maior do que o necessário.
Os aminoácidos necessários para o nosso organismo são todos encontrados em abundância no reino vegetal. Não falta matéria-prima no reino vegetal para construir músculos.

Comer mais proteína do que o necessário faz aumentar a massa muscular?


Não, não faz! O que faz aumentar a massa muscular é a atividade muscular bem planejada, acompanhada da alimentação adequada, descanso suficiente e um bom equilíbrio hormonal. Sem esse conjunto em harmonia, o ganho de massa muscular e o bom desempenho na atividade física é insuficiente.




Para aumentar a massa muscular deve haver atividade física.


É o estímulo constante que faz o músculo se manter metabolicamente ativo e, com isso, aumentar seu volume, força e resistência.

É importante o planejamento da atividade, pois o músculo precisa se exercitar e, depois, descansar bem alimentado. Um bom treinador físico deve estabelecer a carga, número de repetições, posicionamento do corpo e tipo de prática para que você almeje o resultado pretendido no treino.

Exercício físico mal planejado e com má alimentação pode levar ao consumo do próprio músculo ao invés do seu incremento.

Carboidrato: não fique sem ele!

(Essa merece mais atenção, já que até eu ler este artigo, eu tinha certeza que após o treino era preciso uma dose de proteína para "recuperar e construir" o músculo).

O representante maior do carboidrato é chamado glicose.

Quando o músculo começa a se exercitar, ele utiliza muito o carboidrato que está guardado dentro dele. Esse carboidrato é chamado glicogênio (várias glicoses grudadas umas nas outras). Quando o glicogênio termina, o músculo perde a capacidade de se manter em atividade.

Quando uma pessoa leva o músculo à exaustão (exaurindo o glicogênio), é possível repor todo o estoque de glicogênio em 2 dias com uma alimentação rica em carboidrato. Caso a dieta seja rica em proteína e gordura, são necessários 7 dias para repor esse estoque. Isso significa que, com uma dieta mal planejada, o músculo não estará adequadamente preparado para suportar o próximo treinamento, entrando em fadiga rapidamente.

Outro ponto importante é o fato de que, quando terminamos um treino, nossas células musculares têm uma maior avidez pelo carboidrato (glicose), conseguindo retirá-lo do sangue sem o auxílio da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas, necessário para colocar a glicose dentro das células).

Essa mais avidez permanece por cerca de 4 horas após o término do treino. Esse momento (até 1 hora após o treino) é ideal para se alimentar com alimentos com maior teor de carboidrato, e não de proteínas.

Outro ponto importante do carboidrato: se ele está em falta, destruímos nossa massa muscular para que a proteína muscular seja transformada em carboidrato. Assim, quem come mais carboidrato precisa de menos proteína e poupa o músculo de ser destruído.



Água: não fique sem ela!


A hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do músculo. Quem pratica atividade física precisa de mais água por diversos motivos: maior trabalho metabólico, aumento da perda pelo suor e maior necessidade de uso pelo músculo para guardar seu combustível (glicogênio).

Proteína: não exagere!


Em academias, suplementar proteínas é quase um mandamento. Mas isso pode ser nocivo e desnecessário.
Guarde essa regra: nosso corpo não consegue armazenar a proteína ingerida em excesso. Assim, todo excesso de proteína ingerida vai se transformar em carboidrato e gordura! Nessa situação, a proteína não se torna músculo e, dependendo do abuso, será transformada em “pneuzinhos”.

Quando a proteína em excesso se torna carboidrato e gordura, ela libera um elemento tóxico chamado nitrogênio. Para eliminá-lo, precisamos do trabalho do fígado e dos rins.

Não se engane com a suplementação de proteínas. Ela pode ter espaço em situações específicas, mas não é a regra para os praticantes de atividade física. Sugiro que não adote essa prática sem prévia avaliação médica.

"O alimento é sempre superior ao suplemento." (Natália Chede - Nutricionista)

A importância do ferro para atividade física


Treinar com deficiência de ferro predispõe à lesão muscular. Correção da deficiência de ferro se faz com medicamento, e não com alimento. Quem treina, deve manter sempre um bom estado nutrológico de ferro.

Creatina


A suplementação de creatina (para vegetarianos ou não) pode ter espaço para atividades competitivas profissionais, onde a explosão muscular é determinante para atingir os resultados almejados, mas raramente tem importância para quem faz atividade para o bem estar e saúde.
Não utilize creatina sem avaliação médica, pois seu uso pode ser nocivo.

Atleta não dorme pouco e nem de barriga cheia!


Termine seu jantar (sem excessos), no mínimo, 2 horas antes de dormir. Não é para dormir com fome, mas o estômago deve estar praticamente vazio ao ir para a cama.

É durante a noite que o hormônio de crescimento tem sua ação. Esse hormônio é muito importante para otimizar o ganho de massa muscular.

Se você dorme de estômago cheio, e/ou dorme pouco, a produção desse hormônio é prejudicada, assim como o ganho de massa muscular.
Quem não respeita o sono e o descanso, pode anular o benefício da atividade física.




Alimente-se de 3 em 3 horas


Há vários motivos para fazer isso. Vou destacar um deles, apenas.

Se você fica muito tempo sem se alimentar, o músculo é “destruído” para produzir carboidrato (glicose).

Nosso cérebro utiliza predominantemente a glicose como fonte de energia. Quando permanecemos muito tempo sem ingerir carboidratos, nossa massa muscular é destruída, pois da proteína (presente no músculo) podemos criar carboidrato (glicose).

Suplementos para melhorar a fadiga e a performance?


Quando há deficiências nutricionais, a alimentação está inadequada, o sono irregular, o descanso insuficiente ou o treino inadequado, o músculo não responde tão bem quanto deveria. Nessas situações, basta corrigir essas irregularidades para ter uma performance adequada. O uso de suplementos, nessas condições se faz com o propósito de devolver ao organismo sua capacidade natural de trabalho. Ou seja, estava faltando, e por isso a correção faz efeito.

Quando o organismo está metabolicamente ajustado, ele consegue chegar no seu limite. E é aqui que entra sua percepção para não desgastá-lo.

Utilizar qualquer produto com a finalidade de ir além do seu limite, traz desgastes e lesões.

Atividade física para a saúde e bem estar é uma coisa, para fins competitivos ou profissionais é outra. A determinação do ponto onde quer chegar é o que vai determinar sua forma de treinar, se alimentar ou suplementar. Todo excesso causa lesão, desgaste e compromete a saúde.

Se é a saúde que está em foco, tenha em mente corrigir tudo que faz seu corpo funcionar mal. Esse é o melhor tônico para otimizar seu rendimento físico.

Exercício nem sempre é bem vindo.


Dependendo do estado metabólico da pessoa, a atividade física deve ser postergada. Alguns indivíduos devem, inicialmente, ser tratados para que seu metabolismo seja ajustado antes de iniciar um programa de exercícios. .

Lesões em articulações específicas nem sempre contra-indicam a atividade física, desde que poupem a articulação lesionada, ou a trabalhem de forma terapêutica. A avaliação médica, do fisioterapeuta ou personal trainer é fundamental nesses casos.

Exercício para emagrecimento


Uma das recomendações mais comuns para quem quer emagrecer é: faça exercícios! Realmente, a prática de exercícios é muito importante para esse fim, mas há considerações a serem feitas.

É importante lembrar que há treinamento específico para quem quer ganhar massa muscular, para quem quer perder gordura, para quem quer trabalhar com o sistema cardiovascular, reduzir a glicemia, triglicérides, etc...

Uma avaliação associando o médico, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico pode ser importante para ajustar o treino aos objetivos propostos.

Vale lembrar também que, via de regra, os exercícios para quem deseja emagrecer são, predominantemente, de intensidade leve a moderada e por tempo prolongado (pelo menos 40 min), mas desde que a saúde dessa pessoa permita manter esse tempo.

Sinta o coração


Os batimentos cardíacos são ótimos indicadores sobre o tipo de treino que estamos executando. Quanto maior a atividade muscular, maior é a necessidade de oxigênio muscular e, portanto, maior o número de vezes por minuto que o coração bate (freqüência cardíaca).

Atividades com freqüência cardíaca elevada geralmente são indicadas para quem está com boa saúde, pois tende a sobrecarregar mais o organismo e elevar a pressão arterial.

A freqüência cardíaca leve/moderada tende a remover com mais eficiência o combustível energético do sangue, favorecendo o consumo da glicose, dos triglicérides e a remoção da gordura corporal.

É possível e, muitas vezes desejável, trabalhar com freqüências cardíacas alternadas, mas isso deve ser determinado pelo seu médico em conjunto com o treinador físico.

Dessa forma, tenha em mente que, dependendo do objetivo, o tipo de treinamento pode ser completamente diferente.

Para ler a matéria na íntegra, leia a Revista dos Vegetarianos, edições 49, 50 e 51.
Ou acesse:
http://www.alimentacaosemcarne.com.br/atividade-fisica/teste

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/atividade-fisica/atividade-fisica-parte-2-2

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/atividade-fisica/atividade-fisica-parte-3-2

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Brighter Than The Moon!

Minha amiga Chris Jolie falou que eu precisava assistir o clip desta música e prestar atenção na letra.

Adorei!



Do you ever feel
Like a plastic bag
Drifting through the wind
Wanting to start again

Do you ever feel,
Feel so paper thin
Like a house of cards
One blow from caving in

Do you ever feel
Already buried deep
Six feet under screams
But no one seems to hear a thing

Do you know that there’s
Still a chance for you
Cause there’s a spark in you

You just gotta
Ignite the light
And let it shine
Just own the night
Like the 4th of July

Cause baby you’re a firework
Come on show ‘em what you’re worth
Make ‘em go “Ah, ah, ah!”
As you shoot across the sky “Ah, ah!”

Baby you’re a firework
Come on let your colors burst
Make ‘em go “Ah, ah, ah!”
You’re gonna leave them all in “awe, awe, awe”

You don’t have to feel
Like a wasted space
You’re original,
Cannot be replaced

If you only knew
What the future holds
After a hurricane
Comes a rainbow

Maybe a reason why
All the doors are closed
So you could open one that leads
You to the perfect road

Like a lightning bolt,
Your heart will glow
And when it’s time, you’ll know

You just gotta
Ignite the light
And let it shine
Just own the night
Like the 4th of July

Cause baby you’re a firework
Come on show ‘em what you’re worth
Make ‘em go “Ah, ah, ah!”
As you shoot across the sky “Ah, ah!”

Baby you’re a firework
Come on let your colors burst
Make ‘em go “Ah, ah, ah!”
You’re gonna leave them all in “awe, awe, awe”

Boom, boom, boom
Even brighter than the moon, moon, moon
It’s always been inside of you, you, you
And now it’s time to let it through

Cause baby you’re a firework
Come on show ‘em what you’re worth
Make ‘em go “Ah, ah, ah!”
As you shoot across the sky “Ah, ah!”

Baby you’re a firework
Come on let your colors burst
Make 'em go “Ah, ah, ah!”
You’re gonna leave them all in “awe, awe, awe”

Boom, boom, boom
Even brighter than the moon, moon, moon
Boom, boom, boom
Even brighter than the moon, moon, moon

domingo, 13 de fevereiro de 2011

CISNE NEGRO

no palco da vida...


“ Uma garota virginal, pura e meiga, presa no corpo de um cisne. Ela deseja liberdade, mas apenas um amor verdadeiro pode quebrar o feitiço. Seu desejo quase se concretiza, na forma de um príncipe. Mas antes que ele declare seu amor, a luxuriosa gêmea, O Cisne Negro, o engana e o seduz. Devastado, O Cisne Branco sobe em um penhasco, e se mata. E na morte, encontra a liberdade. ”

Esse é o enredo do filme O Cisne Negro, baseado no balé dramático O Lago dos Cisnes criado por Tchaikovsky. Em O Cisne Negro podemos ver a atuação de Natalie Portman como Nina Sayers, uma bailarina movida pela busca da perfeição e o desejo de superação. Ela anseia desesperadamente tornar-se a principal bailarina da companhia de Thomas Leroy (Vincent Cassel), e interpretar as irmãs gêmeas: Cisne Negro (Odile) e Cisne Branco (Odete). Por compartilhar das mesmas características que Odete – pureza, doçura e inocência – Nina não encontra dificuldades em interpretá-la, o problema é viver a ousada Odile, o oposto da personagem de Portman.

Quando assisti no cinema o filme Cisne Negro, imediatamente conectei o filme com o livro que eu estava lendo O Efeito Sombra. Isto porque em o Cisne Negro, Nina (Natalie Portman) faz o papel de uma bailarina que precisa incorporar não somente o Cisne Branco (no qual ela é perfeita para o papel), mas também precisa incorporar o Cisne Negro. Para isto, Nina precisa explorar um lado que andava reprimido, esquecido, e desacordado. Em outras palavras, precisava explorar a sua sombra, e ficar cara a cara com ela.
Já Lily, uma outra bailarina da companhia, é perfeita para o papel do Cisne Negro, pois mesmo não tendo os movimentos tão perfeitos, emociona, deixa-se levar, deixa fluir.
É como se Nina, para conseguir o papel precisasse estar pronta para embarcar nessa jornada e reivindicar seu eu completo, seu self bom e seu irmão gêmeo "perverso".
Mas é importante ressaltar que o Cisne Negro não tem conotação negativa. Muito pelo contrário: ele representa o nosso lado em que deixamos fluir a nossa essência, nossos sentimentos, emoções e sensações mais primitivas. Encaramos de frente a nossa sombra e assumimos nossa real identidade, sem máscaras, sem medo. Como diz Debby Ford no livro O Efeito Sombra: "é irônico que, para encontrar a coragem de levar uma vida autêntica, você terá que entrar nos cantos escuros de seu self mais forjado."

Saí do cinema pensando que assim como Nina, preciso aprender a vivenciar mais o meu lado Cisne Negro. Lembrei muito das palavras de Debby no livro: "A busca pela vida perfeita, o papel perfeito, a personalidade perfeita, sempre nos deixará frustados - mesmo obtendo o que queremos - pela simples razão de sermos mais que um punhado de qualidades que se encaixam caprichosamente ao ideal do ego. No processo de tentar expressar apenas esses aspectos que acreditamos garantir a aceitação pelos outros, abafamos alguns de nossos traços mais valiosos e interessantes, e nos sentenciamos a uma vida de repetição do mesmo drama, como o mesmo roteiro batido."
A autora diz que ao vedarmos a escuridão (nosso Cisne Negro?), recemos a espreita dentro de nós, porque tememos a destruição que isso pode nos causar (como no caso de Nina), além de abafarmos outros aspectos que anseiam a expressão, como a força, o sucesso, o nosso lado sexy, engraçado, brilhante e poderoso.
"Um dos aspectos mais empolgantes de ser humano é o fato de haver literalmente centenas de partes inspiradoras, úteis e poderosas que estão adormecidas, ansiando para sair da sombra e ser integradas ao todo do self. Há uma imensa variedade de sentimentos maravilhosos esperando por uma oportunidade de se deslocarem no corpo, trazendo novas sensações e novos níveis de felicidade, alegria e prazer. Realmente não podemos desfrutar da vastidão de quem somos, porque esquecemos quem somos além das fronteiras das barreiras restritivas internas que impusemos ao nosso mundo emocional.
Para voltarmos a nos inspirar em qualquer área da vida, só precisamos olhar e ver qual dos aspectos ou personagens sombrios saíram do ângulo da visão, encontrar maneiras seguras e apropriadas para que eles possam se expressar e convidá-los de volta ao palco."

E para terminar: "Precisamos nos desafiar (assim como fez Nina, porém sem ir ao extremo) e aceitar todas as facetas de nossa humanidade; de outro modo, os personagens que foram expulsos do palco, agora reprimidos, se tornarão os orquestradores silenciosos de nossa vida secreta."

E quem assistiu à cena do filme em que a bailarina finalmente se apresenta e encarna o Cisne Negro, sabe da liberdade que estou falando.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A consciência liberta, o amor une, e o orgulho não leva a nada...