Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

segunda-feira, 16 de junho de 2014

En Passant

Hoje a aula do meu professor de história da arte, Rodrigo Naves, foi sobre o primeiro grande artista moderno, Edouard Manet, que dignificou a vida cotidiana.
Esvaziamento dos temas majestosos, atenção crescente ao cotidiano, eruditamente público, experiência do cotidiano nas cidades , olhar de tédio, simplificação das formas, não há mais claro-escuro, não há mais erudição, percepções "en passant"...

Victorine Meurent - Ausência significativa, a luz aqui é uma máscara!
Almoço na Relva. A mesma Victorine Meurent da pintura acima. Nudez aqui não é mitológica.
 Victorine Meurent agora é Olympia, magnficamente pintada, não como a Vênus de Urbino de Tiziano, mas uma cortesã encarando o observador. O cachorro de Tiziano todo encolhido agora é um gato preto cheio de significações.
Arpagos. Milagre da pintura, transicões tonais perfeitas.

O Tocador de Pífano, dimensão moderna da pintura de Manet: O silhuetamento.
Fundo Infinito criado por Velázquez ("Pablo de Valladolid")

O Artista. Aqui o artista é o cachorro. Obra que se encontra no Brasil, no MASP. O quadro acabou de passar por limpeza e está incrível.

domingo, 15 de junho de 2014