Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

domingo, 27 de abril de 2014

Origem do funk


Josephine Baker - Heroína da França em sua "Dança da Banana"

"Anos Heróicos"


Modernismo no Brasil

Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral




















Elementos "simples", mas cria imagens que se prendem, e a pintura tem muito ritmo.

Abaporu, de Tarsila do Amaral



















A partir desta obra da Tarsila, inicia Movimento Antropofágico - engole tudo o que vem de fora para criar uma coisa nossa, uma arte genuinamente brasileira.
Interessante pensar que a artista trabalhou por alguns meses na Pinacoteca do Estado de São Paulo, talvez a primeira curadora.


Cinco Moças de Guaratinguetá, Di Cavacanti


 Les Demoiselles d'Avignon brasileira



Nu no Cabide, Ismael Nery
Nu dentro de uma estética cubista. 



Vista do painel Eu vi o mundo... Ele começava no Recife, de Cícero Dias
Cícero Dias, um surrealista da pesada e muito amigo de Pablo Picasso.


Mise au tombeau, do escultor Victor Brecheret
A escultura mais importante do Modernismo. Cemitério da Consolação, Jazigo de Olívia Guedes Penteado


Casa Modernista, de Gregori Warchvchik

Warchvchik abre a casa numa espécie de "Casa Cor", com quadros de seus amigos modernistas (Tarsila, Segall), almofadas e também luminárias e móveis projetados por ele.

Casa Modernista (Estilho Bauhaus) X Casa das Rosas (Estilo Francês)

Na época, era mais barato construir uma casa ao estilo "Casa das Rosas" do que uma Casa Modernista



 A pintura icônica Bananal de Lasar Segall foi a primeira pintura moderna que o Brasil comprou. A noção de que o que vem de fora é melhor.

Josephine Baker - A Dança das Bananas





Quant je puis


A aula sobre o Modernismo Brasileiro me marcou de uma maneira impressionante. O meu professor, Giancarlo Hannud, é um desses professores inesquecíveis: inteligentíssimo ao extremo, engraçado, focado, atencioso e super receptivo.  Assim, acho que ninguém melhor do que ele para apresentar de forma tão interessante e sucinta esta fase que teve muito o que falar na história da arte no Brasil. Depois da aula não consegui parar de pensar em tudo o que ele disse, em todos os artistas, em todos os acontecimentos.
 

Um dos artistas que mais me chamou a atenção foi Flávio de Carvalho, uma das figuras mais irreverentes, provocadoras, interessantes e multifacetadas da segunda fase do Modernismo brasileiro, considerado precursor do artista multimídia e da performance.
Para completar, fui na exposição que está tendo dele na OCA: Flávio de Carvalho - A Experiência como Obra. E com a ajuda do monitor, consegui absorver ainda mais sobre o seu trabalho e seu universo misterioso.

Retrato de Mário de Andrade


 Retratado por muitos artistas na época, Mário de Andrade disse que ninguém teria retratado tão bem o seu lado feio e sombrio como o fez Flávio de Carvalho nesta pintura.


Retrato de Sérgio Milliet
A sua pintura, como diz o professor Hannud, acaba virando quase uma performance.



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Karma Free

Aprendi hoje com uma grande amiga minha que é budista,
que na vida não existe o certo e o errado.
O que existe é gerar mais ou menos sofrimento e dor.
Daí, é só escolhermos!












O bom é ser Karma Free para
podermos ser felizes e serenos
podermos viver no amor e na compaixão
podermos viver livres do medo e da dor
e possamos realizar a nossa natureza divina
e sermos livres!

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A. VOLPI


Quanto mais eu estudo e conheço sobre o artista Alfredo Volpi, mais apaixonada eu fico pela Arte....

Logo na entrada da exposição VOLPI - A EMOÇÃO DA COR:
Sua simplicidade era de natureza monástica

Bandeirinhas de Volpi na Galeria de Arte Almeida e Dale
"Minhas bandeirinhas não são bandeirinhas; são só o problema das bandeirinhas" (A. Volpi)

Paleta do Mestre da Cor
























No momento estão tendo duas exposições de A. Volpi em São Paulo, uma é no MAC USP (nova sede) e a outra é na Galeria de Arte Almeida e Dale. As duas exposições se completam, e dão um panorama da trajetória artística deste que é uma rara unanimidade na arte brasileira. Imperdível!

Masao Yamamoto

É muito bom quando temos um professor em quem confiamos, como um mestre, que ajuda a abrir o nosso olhar. Sempre que o meu professor de História da Arte, Prof. Rodrigo Naves, indica alguma exposição ou palestra eu procuro ir, para ir aprendendo a entender e a compreender a Arte, saber discernir melhor e ir treinando o meu olhar neste sentido.

Fui conhecer então o trabalho do fotógrafo Masao Yamamoto (Japão), já que meu professor falou de como a exposição tem um frescor e é de um lirismo impressionante.


O que pude constatar foram fotografias muito delicadas e sutis, de forte expressão japonesa, totalmente analógicas e em pequenos formatos. Em A Box of Ku (segunda série das três que formam a exposição) são encontradas imagens amareladas e com contraste acentuado. Interessante que as imagens são expostas as ações externas, em alguns casos o artista carrega as pequenas fotografias em seu bolso, e com isso o papel fotográfico sofre algumas alterações: manchas, rasgos e vincos.

As fotografias dele têm pequenas dimensões, a maioria delas, como o artista mesmo diz, cabe na palma da mão, como um pequeno objeto que recolhemos e olhamos com cuidado, (...)" A escala das fotos de Yamamoto, por si só, convida a esse modo de estar no mundo.
A maioria dos assuntos parece resultar de seus passeios munido de câmera e atenção. E a atenção, ensina o artista, nunca é passiva. (Agnaldo Farias - crítico e curador )




 "Estou mais do que nunca convencido de que a fotografia foi criada quando os humanos desejaram capturar a luz. A captura da luz é a essência da fotografia." (Masao Yamamoto)



"Buda ensinou que uma pessoa começa a viver para a morte no dia em que nasce, e não há nada mais óbvio que isso", comenta Yamamoto.

Arte

Foto exposição MAC/USP

"Arte é saber lidar com a morte".

(Ary Perez - amigo, artista, engenheiro, arquiteto)