Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

domingo, 28 de novembro de 2010

Um yogue chamado Ayrton Senna...

SENNA. O Brasileiro. O Herói. O Campeão.
Assisti hoje o documentário comovente sobre a vida do piloto Ayrton Senna. O filme conta a trajetória de Senna desde que estreou nas pistas, em 1984, até sua morte trágica em 1994. #EuAmoAyrtonSenna


“Uma maneira de preservar sua própria imagem é não deixar que o mundo invada sua casa. Foi um modo que encontrei de preservar ao máximo meus valores.”

“Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum.”

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”

“Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse.”

“Quando Deus quer, não há quem não queira.”

“O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação.”

“Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu pra mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la.”

“No que acredito mesmo é em Deus.”

(Ayrton Senna da Silva)

domingo, 21 de novembro de 2010

RECOMENDO!

Assisti a este filme hoje e amei!!! Ri o filme todo! Vale a pena :-D
#AmoFilmeBrasileiro


Com: Andréia Horta, Debora Lamm, Fernanda Souza, Gianne Albertoni
As amigas Mari, Tita e Aninha, encontram-se, separadamente, envolvidas em recentes acontecimentos tragicômicos. Nesse turbilhão de emoções, decidem juntas que é hora de mudar e partem em uma viagem para Búzios. Na estrada, conhecem Estrella, uma hippie, que lhes pede carona para tentar achar, no balneário carioca, o pai desconhecido. Num cenário de praias paradisíacas, situações hilárias, noitadas quentes e gente bonita, o rumo da vida dessas quatro moças muda a cada minuto, fazendo com que encontrem mais do que buscam - elas encontram a si próprias.

Luz e Sombra

"O conflito entre quem somos e quem queremos ser encontra-se no âmago da luta humana. A dualidade, na verdade, está no centro da experiência humana. No entando, a maioria de nós nega ou ignora nossa natureza dualista.
(...) Não examinamos nossa vida, nosso eu mais obscuro, o eu sombrio, onde está escondido nosso poder esquecido. É ali, nesse local mais improvável, que encontramos a chave para destrancar a força, a felicidade e a capacidade de viver nossos sonhos.
A obscuridade interior nos impede de expressar inteiramente o nosso eu, de falar nossa verdade e viver uma vida autêntica. Somente ao abraçar a nossa dualidade é que nos libertamos dos comportamentos que poderão potencialmente nos levar para baixo.
(...) O oposto do que tememos é, de fato, o que acontece. Em vez de vergonha, sentimos empatia. Em vez de constrangimento, ganhamos coragem. Em vez de limitação, experimentamos a liberdade.
(...)Longe de ser assustador, abraçar a sombra nos concede uma plenitude, permite que sejamos reais, reassumindo nosso poder, libertando nossa paixão e realizando nossos sonhos."

(Do livro: "O Efeito Sombra", de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson)

sábado, 13 de novembro de 2010

QUEM SOU

...há impossibilidade de ser além do que se é -
no entanto eu me ultrapasso mesmo sem o delírio,
sou mais do que eu, quase normalmente -
tenho um corpo e tudo que eu fizer é continuação
de meu começo......
a única verdade é que vivo.
Sinceramente, eu vivo.
Quem sou? Bem, isso já é demais...
(Clarice Lispector)

Clarice Lispector e a Liberdade



- Ela é tão livre que um dia será presa.
- Presa por quê?
- Por excesso de liberdade.
- Mas essa liberdade é inocente?
- É. Até mesmo ingênua.
- Então por que a prisão?
- Porque a liberdade ofende."

“Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim.”
“Quero aceitar minha liberdade sem pensar o que muitos acham: que existir é coisa de doido, caso de loucura. Existir não é lógico.”
"Estremeço de prazer por entre a novidade de usar palavras que formam intenso matagal. Luto por conquistar mais profundamente a minha liberdade de sensações e pensamentos, sem nenhum sentido utilitário: sou sozinha, eu e minha liberdade.
É tamanha a liberdade que pode escandalizar um primitivo, mas sei que não te escandalizas com a plenitude que consigo e que é sem fronteiras perceptíveis.
Esta minha capacidade de viver o que é redondo e amplo - cerco-me por plantas carnívoras e animais legendários, tudo banhado pela tosca e esquerda luz de um sexo mítico.
Vou adiante de modo intuitivo e sem procurar uma idéia: sou orgânica. E não me indago sobre os meus motivos. Mergulho na quase dor de uma intensa alegria – e para me enfeitar nascem entre os meus cabelos folhas e ramagens"...

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada."

“Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos.
Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres.”

"E, antes de aprender a ser livre, eu agüentava – só para não ser livre."

"Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome".


terça-feira, 9 de novembro de 2010

CAMPO ALEGRE

Passei o fim de semana na Chácara Shanti Gaia (Terra da Paz), da minha amiga Malu...
Serenidade - Harmonia - Beleza - Tranqüilidade


Paisagem de Campo Alegre




Cachoeira










Amoras


Fisalis


Fim de tarde


Visão da casa da Malu


Árvore de Natal

Preciso dizer mais alguma coisa??

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

TOFU, O QUEIJO DA SOJA

Quem busca alternativas para o queijo encontra no tofu uma excelente opção, com importantes nutrientes como cálcio e proteína. Sua textura macia e seu sabor suave permitem elaborar uma infinidade de receitas com esse ingrediente, sejam doces ou salgadas. A seguir, uma sugestão de receita presente no livro Tofu - Sabor e saúde em 56 receitas, da chef vegetariana Ellen Vitorino.

Almôndegas italianas

INGREDIENTES
1 xícara de arroz integral cozido
1 xícara de tofu amassado
1 xícara de noz pecan moída
1/2 xícara de cebola ralada
1/2 xícara de farinha de pão
1 dente de alho amassado
1/4 de xícara de shoyu
1 colher de chá de manjericão seco
2 colheres de sopa de farinha integral
1/4 xícara de azeite de oliva
2 xícaras de molho de tomate

PREPARO
Misture todos os ingredientes em uma tijela grande. Se estiver muito seco, acrescente um pouco de água. Faça as almôndegas usando 2 colheres de sopa da mistura. Asse em forno médio e pré-aquecido por 15-20 minutos. Transfira as almôndegas para uma refratária e cubra com molho de tomate. Asse por mais 15 minutos e sirva quente.

RENDE: 15 porções.

Fonte: Revista dos Vegetarianos, n. 26, pág. 26.

ALIMENTO PARA A ALMA

"Alimento não é somente o que adentra nossa boca e sim o que penetra as cinco portas de entrada do conhecimento; o que entra pelos olhos, ouvidos, narinas e pele também é alimento."(Fábio Euksuzian)