Arte, Cultura e Filosofia

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo o que é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até aí, apenas deixe de lado o julgamento e a crítica.


"Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."

domingo, 20 de junho de 2010

"Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras."
(William Shakespeare)

sábado, 19 de junho de 2010

“You don't get something for nothing. If you don't risk looking foolish, you'll never do anything special.” (Ethan Hawke)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

LUXO É SER BRASILEIRO

FALANDO EM LUXO...

É Luxo Só
Rosa Passos
Composição: Ary Barroso/Luiz Peixoto



Olha, esta mulata quando dança
é luxo só

Quando todo o seu corpo se embalança,
é luxo só

Tem um nao sei qué
que faz a confusao

O que ela nao tem, meu Deus
é compaixao
Essa mulata quando...

Olha esta mulata quando dança
é luxo só

Quando todo o seu corpo se embalança,
é luxo só

Porém seu coração quando se agita
e palpita mais ligeiro
Nunca vi compasso táo Brasileiro

Éta samba cai pra lá,
cai pra cá, cai pra lá,
Mexe com as cadeiras, mulata
Seu requebrado me maltrata

quinta-feira, 17 de junho de 2010

BALI - INDONÉSIA

Tenho um amigo, que se chama Darcy, que mora metade do ano em Bali e a outra metade em Garopaba. Ele sempre manda as fotos de lá, todas divinas, como não ia deixar de ser, Bali é um dos lugares mais lindos do mundo.
Mas hoje ele me mandou uma que achei tão especial que resolvi compartilhar com vocês...


Na foto: Pescador num fim de tarde em Jimbaram, Indonésia.

Isso é que é luxo!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Valor, contexto e arte.

Imagem: Alessandra Borges, Queimada dos Britos/MA- Brasil
Uma vez eu estava conversando com o meu pai e ele falou:
“Tem gente que é tão pobre, mas tão pobre que só tem dinheiro.”
Fiquei pensando sobre esta frase...
Você já conheceu alguém assim? Tão pobre, mas tão pobre que só tinha dinheiro?

Pedro Kupfer, professor de yoga, uma vez escreveu que "não é através da satisfação dos desejos que nos tornamos mais felizes, mas pela constatação e a qualidade de ver nossos eventuais objetos de desejo com objetividade, sem projetar neles valores subjetivos. Assim, podemos enxergar objetivamente o dinheiro como sendo apenas dinheiro, e não como uma fonte de felicidade, um relacionamento como um relacionamento, e não como a solução final contra o nosso medo da solidão,etc."
Certa vez li um artigo na revista Vida Simples que falava justamente sobre isto, e me fez parar para refletir.... Nunca tinha pensado desta forma: “Luxo é tudo aquilo que é raro, escasso, exclusivo, ou seja, tudo o que não é comum nem usual – mas agora, não necessariamente material.”
Vivemos num mundo em que é rico quem se veste com roupa de grife, tem carro do último modelo, mansões e jóias. Mas descobri que o verdadeiro luxo é algo que vem sem etiqueta com seu preço. O verdadeiro luxo acaba sendo justamente aquilo que ninguém pode vender.
Acho que, no fundo, as pessoas até sentem isto, mesmo que inconscientemente, que o que lhe dá prazer mesmo, alegria e realização vai muito além daquilo que a sociedade considera como fonte de felicidade. O verdadeiro luxo não distingue classes sociais.
De certa forma sou uma otimista. Gosto de pensar que as pessoas estão recuperando o discernimento entre o bem e o mal, o real do irreal, o eterno do ilusório. Buscando ter uma vida simples (e descomplicada), porém com uma mente e pensamentos elevados. Saindo do ter para o ser, da aparência para a essência. Não se preocupando tanto em ostentar para impressionar os outros e sim, realizando coisas para impressionar a si mesmo.
Afinal, o que é luxo para você? O que faz bem para a sua alma? (E isto também é relativo, o que pode ser luxo para um pode não ser para outro.)
Para mim, Luxo é cultura, arte e filosofia. É poder me alimentar somente de alimentos frescos, orgânicos, produzidos de forma que respeite a natureza e preparados por alguém especial. Luxo para mim é poder tirar uma soneca depois do almoço, é poder tirar o dia de folga quando tudo o que eu queria é ficar o dia todo em casa de pijama, é sentar no almoço com toda a família reunida, ir no cinema, fogão à lenha, lareira, comidinhas da minha vó. Coisas que têm um algo valor emocional e que é raro ou especial. Tudo o que é difícil de realizar com a correria do dia a dia.
Como disse Leonardo da Vinci: “Simplicidade é o máximo da sofisticação.” Ou como sempre diz a minha mãe: “Capricho não é luxo.”
Será que a pessoa rica de verdade é somente aquela em que mora em um condomínio fechado rodeado de seguranças, câmeras, alarmes, grades, carros blindados? Ou será que pode ser também aquela em que mora numa casa aconchegante, com uma vista deslumbrante e uma horta no quintal? Quantos artistas, poetas, filósofos tiveram uma vida rica em criatividade e liberdade porém morreram sem um tostão no bolso?
Vale a pena nos perguntar se as nossas opções estão nos gerando realizações. Às vezes a jóia mais preciosa não está disponível em uma joalheria. O tempo, por exemplo. Às vezes o nosso bem mais precioso é o nosso próprio tempo.
Fica, então, este questionamento: “O que é que tem real valor para você?"

terça-feira, 15 de junho de 2010

O que não se dá, se perde.

"O amor que você sente por ele é seu. Pertence a você.
Ele o rejeita mas não pode destruí-lo (amor).
Ele não sabe o que está perdendo...
O que você dá, é que é seu para sempre.
O que você tem, pode se perder para sempre."

Como meu pai sempre diz: " O QUE NÃO SE DÁ, SE PERDE."

segunda-feira, 14 de junho de 2010

INVICTUS

"Sobre o manto da noite que me cobre
Negro como as profundezas de um pólo a outro
Eu agradeço a todos os deuses
Por minha alma invencível.

Nas garras ferozes das circunstâncias
Não me encolhi nem derramei meu pranto
Golpeado pelo destino
Minha cabeça sangra, mas não se curva.

Longe deste lugar de ira e lágrimas
Só assoma o horror das sombras.
Ainda assim a ameaça dos anos me encontra
E sempre me encontrará destemido.

Não importa quão estreita seja a porta
Quão profusa em punições seja a lista
Sou o Senhor do meu destino
Sou o capitão da minha alma."
(William Ernest Henley)


"Não há nada como a liberdade."
(Nelson Mandela)

domingo, 13 de junho de 2010

Fritz Alt

No concerto que fui no Museu, duas obras de Fritz Alt me impressionaram muito:


Obra: O Cego

Fiz até um poema:

“Não somos cegos, estamos cegos diante daquilo que não desejamos ver.
Cegos do coração
Cegos do Espírito
Cegos da moral e ética.
Cegos de medo
Cegos que querem doutrinar e ensinar outros cegos.
Cegos que vendo, ainda assim fingem não ver.”
(Gabriela M Borges)


Obra: A Vida e a Morte.

Nesta obra Fritz Alt conseguiu retratar bem a máscara que assumimos durante toda a nossa vida.

"Personalidade" vem de "persona", que em grego significa máscara. Nós as usamos quando estamos interagindo e se relacionando com outras pessoas.

Parte da nossa incapacidade em responder “Quem sou eu?” vem justamente da nossa identificação com estas nossas máscaras...

Show com Ana Paula da Silva

Na quinta-feira fui no show da Ana Paula da Silva e Chico Saraiva, no Sesc - Joinville.
Eu estou cada vez mais fã da Ana (que é de Joinville), pela sua voz e presença de palco. Como disse o músico Chico Saraiva, "ela é sem dúvida uma das maiores cantoras e intérpretes do Brasil."


Ana Paula da Silva e Chico Saraiva, no Sesc.

O site dela é:
www.anapauladasilva.com

Curso Especial Massas

Em Março fiz o curso com a professora de Yoga e Vegetarianismo e também minha grande amiga, Maria Laura Packer, no lindo Chacarananda Ashram, em Campo Alegre.
Pães, raviólis, canelonis, pasteizinhos indianos...Tudo integral, vegano e delicioso!



Maria Laura (Laurinha)


Aprendendo a fazer as "Trouxinhas Encantadoras"



Mãos Mágicas



As Trouxinhas no molho



Fazendo o Macarrão


"Macarrão Dourado de Açafrão"

Estas receitas também estão no novo livro da Laura:
" VIVER VEGETARIANO - Sutilizando a Existência".
O livro contém 272 páginas, todo colorido, contendo 108 Receitas Veganas e um rico conteúdo sobre Vegetarianismo com orientações práticas de um viver vegetariano, com enfoque para o desjejum, almoço e jantar.

O livro é lindo! E as receitas são muito fáceis!
Os outros livros dela são: " Vegetarianismo - Sustentando a Vida" e "A Senda do Yoga".

sábado, 12 de junho de 2010

Artista Fritz Alt é homenageado com apresentação musical

Para demonstrar que as artes se completam, a Fundação Cultural de Joinville (FCJ), a Escola de Música Villa-Lobos e o Museu Casa Fritz Alt apresentam o projeto “Música para Fritz Alt”. A experiência de composição musical inspirado nas obras do artista se faz presente no repertório apresentado pelos alunos da escola. O concerto será realizado nos dias 12 e 19 de junho às 10 horas, no Museu Casa Fritz Alt.
A idéia do projeto foi idealizada pelo professor Marco Aurélio Schmidt, do curso de piano da Escola de Música Villa-Lobos, com a intenção de contribuir para novas inspirações sonoras. A escolha do artista Fritz Alt se deve a riqueza artística, as formas ousadas e carregadas de sentimento e beleza contidas em suas obras. O estímulo advindo das obras propõe ao músico idéias autênticas, fazendo com que a música faça parte do trabalho do artista. As atividades de composição foram iniciadas em março e cada aluno pode escolher uma obra para escrever sua composição. A faixa etária dos 22 alunos que participam do projeto é variada, entre crianças e adultos.


Minha irmã Alessandra e Ernane Teixeira, apresentando no museu uma composição deles, inspirada na obra de Fritz Alt.


A Onda e o Rochedo: Obra do artista que inspirou os músicos Alessandra M Borges e Ernane Teixeira.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Coisas de Saturno...

Quando compreendemos de que já não somos presas de velhas obrigações, de velhos medos, de velhas restrições interiores podemos experimentar uma profunda liberdade. Teremos libertado a nossa natureza de resíduos mortos e desimpedido a pista para a ação que agora se desenvolve, menos obstruída por complexos interiores e dificuldades pessoais.

Este sentimento de liberdade interior ilimitada baseia-se também numa mais clara compreensão das nossas necessidades reais, das nossas capacidades e das nossas potencialidades criativas.
(Stephen Arroyo, em seu livro Astrologia, Karma e Transformação)




PIPOCAS DA VIDA


Quero virar pipoca!!
E você?


“ Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser
milho para sempre. Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando
passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida
inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza
assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu
jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que
nunca imaginamos: a dor.

Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um
filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.

Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade,
depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo!
Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a
possibilidade da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela,
lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora
chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada
em si mesma, ela não pode imaginar um destino
diferente para si. Não pode imaginar a transformação
que está sendo preparada para ela. A pipoca não
imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso
prévio, pelo poder do fogo a grande transformação
acontece: BUM!

E ela aparece como uma outra coisa completamente
diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca
que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas
que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.
Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa
do que o jeito delas serem.

A presunção e o medo são a dura casca do milho
que não estoura. No entanto, o destino delas é triste,
já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se
transformar na flor branca, macia e nutritiva.

Não vão dar alegria para ninguém. ”

(Rubem Alves)

Comunicação é tudo!

Communication is one of the most important things in life,
The more control you have over words, the most successful you are likely to
be.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ninguém Faz Idéia!



Malucos e donas de casa
Vocês aí na porta do bar
Os cães sem dono, os boiadeiros
As putas Babalorixás...

Os Gênios, os caminhoneiros
Os sem terra e sem teto
Atores, Maestros, Djs
Os Undergrounds, os Megastars
Os Rolling Stones e o Rei...

Ninguém faz idéia
De quem vem lá!
De quem vem lá!
De quem vem lá!
Ninguém faz idéia
De quem vem lá!...

Ciganas e neo-nazistas
O bruxo, o mago pajé
Os escritores de science fiction
Quem diz e quem nega o que é...

Os que fazem greve de fome
Bandidos, cientistas do espaço
Os prêmios nobel da paz
O Dalai Lama, o Mister Bean
Burros, Intelectuais...

Eu pensei!
Ninguém faz idéia
De quem vem lá!
De quem vem lá!
De quem vem lá!
Ninguém faz idéia
De quem vem lá!...(2x)

Os líderes de última hora
Os que são a bola da vez
Os encanados, divertidos
Os tais que traficam bebês...

O que bebe e passa da conta
Os do cyber espaço
A capa do mês da playboy
O novo membro da academia
E o mito que se auto destrói...

Eu sei!
Ninguém faz idéia
De quem vem lá!
De quem vem lá!
De quem vem lá!
Ninguém faz idéia
De quem vem lá!...

Os duros, os desclassificados
A vanguarda e quem fica prá traz
Os dorme sujos, os emergentes
Os espiões industriais...

Os que catam restos de feira
Milicos piratas da rede
Crianças excepcionais
Os exilados, os executivos
Os clones e os originais...

É a lei!
Ninguém faz idéia
De quem vem lá!
De quem vem lá!
De quem vem lá!
Ninguém faz idéia
De quem vem lá!...(2x)

Os Anjos, os Exterminadores
Os Velhos jogando bilhar
O Vaticano, a CIA
O Boy que controla radar
Anarquista, Mercenários, quem é?
Quem é e quem fabrica notícia
Quem crê na reencarnação
Os Clandestinos, os Ilegais
Os Gays, os Chefes da Nação
Ninguém faz idéia
De quem vem lá...

Composição: Lenine/Ivan Santos

De que somos feitos?


Quando as estrelas "morrem", elas explodem expelindo esta matéria para o espaço. Depois de milhões, talvez bilhões de anos estas nuvens de matéria tornam a se condensar em novas estrelas e seus planetas e, eventualmente, gerando a vida. Portanto nós somos feitos de matéria estelar. Somos feitos de poeira de estrelas!

E segundo William Shakespeare nós somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos...
Somos aquela substância de que os sonhos são feitos

E a nossa pequena vida acaba num sono...
" O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente."

(Mário Quintana)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Para que os ramos de uma árvore cheguem ao céu
As suas raízes devem chegar ao inferno.
(Máxima Alquímica Medieval)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Outro video que amei!



Quando você enfrenta seus medos, eles se dissolvem...

terça-feira, 1 de junho de 2010

Pergunta e Resposta

Hoje o Léo me mostrou este video para me mostrar como é um jogo de capoeira, em que um pergunta e o outro responde. O video é lindo, os movimentos, a luz, a movimentação, a sintonia dos dois...
Um pergunta algo através de um movimento e o outro responde com outro.
Quando você for assistir o video veja se você também percebe como eles estão se comunicando, interagindo, conversando através do corpo, totalmente conectados...
Nenhum dos dois está falando sozinho.
Eu sou suspeita para falar, afinal eu amo capoeira, mas foi um dos melhores videos que eu já assisti.


Aí vai uma dica: (principalmente para as mulheres)

"A melhor maneira de emagrecer é não engordando."
(Léo Brasil - Personal Trainer)"

O Léo é uma daquelas pessoas que se interessa por tudo. Super curioso e interessado nos mais diversos assuntos está sempre pesquisando. Ele sempre fala várias coisas muito interessantes sobre os exercícios, alongamento, força, consciência corporal, postura, fala da capoeira...
Hoje eu estava voltando de bike do treino e pensando nas coisas legais que ele tinha falado. E pensei que deveria começar a anotar para não esquecer...
Uma das coisas que ele falou foi a dica que escrevi acima, que achei ótima! Significa manter o equilíbrio sempre, ao invés de ficarmos oscilando o tempo todo...

Outra coisa legal que eu me lembro foi a conversa sobre as mulheres e a beleza. Ele falou em como a maioria das mulheres estão sempre se achando feias (ou gordas), e segundo ele, as mais bonitas são geralmente as que mais reclamam. Parece que as gordinhas (ou as não tão saradas e neuróticas) são as que se acham mais bonitas e se aceitam.
Foi aí que ele falou que o trabalho tem que ser de dentro para fora. Eu achei isto muito certo, afinal, a beleza tem que vir de dentro. A preocupação precisa ser de trabalhar primeiro o que que está dentro.
(E depois trabalhar também o que está fora, é claro).
As mulheres lindas que se acham feias na verdade estao "feias" por dentro. As que se aceitam e estão felizes e realizadas vão se achar mais bonitas.
Realmente beleza é relativa...